Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Receitas a votos

Na segunda selecção das principais receitas da cozinha portuguesa, a região da Beira Litoral sai vencedora com cinco pratos apurados. A lista das 21 eleitas foi ontem conhecida em Santarém. Cabe agora aos portugueses votarem para escolherem as 7 Maravilhas da Gastronomia.
8 de Maio de 2011 às 00:30
A primeira selecção foi efectuada por especialistas convidados a 7 de Abril
A primeira selecção foi efectuada por especialistas convidados a 7 de Abril FOTO: VASCO NEVES

Da selecção obtida por 21 especialistas, a esmagadora maioria das escolhas incide sobre pratos bastante populares como o caldo--verde ou a sardinha assada. Das 21 receitas eleitas é obtida igualmente uma esmagadora maioria de receitas de regiões do Litoral, num total de 17. Dez regiões do País ainda têm especialidades em prova.

De uma lista inicial de 433 candidaturas, foi efectuada uma primeira selecção de 70 pratos a 7 de Abril. Com 12 receitas eleitas, o Alentejo foi, então, a região vencedora. Contudo, nesta segunda selecção, o Alentejo conta apenas com um prato, a açorda.

A Beira Litoral tem agora cinco especialidades entre aqueles que foram considerados os 21 melhores pratos da gastronomia portuguesa. Inicialmente tinha oito receitas.

A exemplo da primeira selecção, em que a alheira de Mirandela surgia em duas receitas, agora é a vez de o coelho à caçador possuir dois pratos, um na Beira Litoral e outro na Madeira.

Até dia 7 de Setembro, os portugueses podem votar por telefone, internet ou SMS para eleger um prato por cada uma das categorias. Os 21 pratos estão repartidos em grupos por sete áreas: entradas, sopas, peixe, marisco, carne, caça, e doces.

Dia 10 de Setembro, novamente em Santarém, cidade anfitriã da prova, vamos ficar a conhecer a lista final. Luís Segadães, responsável pela organização das Sete Maravilhas da Gastronomia, diz que o título visa ser "uma representação cultural de cada região".

AS 21 ELEITAS

Trás-os-Montes e Alto douro

Alheira de Mirandela

Entre Douro e Minho Caldo-Verde

Bacalhau à Gomes de Sá

Tripas à Moda do Porto

Pudim Abade de Priscos

Beira Interior

Perdiz de Escabeche de Alpedrinha

Beira Litoral

Queijo Serra da Estrela

Chanfana

Leitão da Bairrada

Coelho à Caçador

Pastéis de Tentúgal

Estremadura e Ribatejo

Sopa da Pedra

Arroz de Marisco

Lisboa e Setúbal

Pastel de Bacalhau

Amêijoas à Bulhão Pato

Sardinha Assada

Pastel de Belém

Alentejo

Açorda à Alentejana

Algarve

Xarém com Conquilhas

Açores

Polvo Assado no Forno

Madeira

Coelho de Porto Santo à Caçador

culinária receitas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)