Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Recolha de lixo inteligente e a qualquer hora do dia

Novos contentores em Braga não vertem resíduos e são desinfetados no momento da recolha.
Secundino Cunha 4 de Maio de 2018 às 08:19
Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga, experimentou ontem as novas viaturas de recolha de lixo do concelho
Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga, experimentou ontem as novas viaturas de recolha de lixo do concelho FOTO: CMTV
É uma autêntica revolução no sistema de recolha de lixo no concelho de Braga. Os moradores vão deixar de colocar os resíduos na rua, em sacos de plástico e a partir das 19h00, para passarem a depositá-los em contentores, a qualquer hora do dia.

Os contentores e respetivas viaturas de recolha foram esta quinta-feira apresentados pelo presidente da câmara, Ricardo Rio, e pelo presidente da AGERE, Rui Morais. Ambos falaram num "sistema pioneiro em Portugal e altamente inovador, tanto do ponto de vista tecnológico como ambiental".

"Vamos colocar contentores a uma distância máxima de 100 metros de cada habitação, num total de 4400. Depois de despejados, esses contentores são lavados e desinfetados dentro de uma viatura, proporcionando uma recolha totalmente limpa", afirmou Rui Morais.

Para o autarca de Braga, está-se perante uma "revolução que encontrará, no início, naturais resistências, mas que permitirá ao concelho de Braga a mais eficaz e evoluída recolha de lixo de todo o País".

O sistema foi inspirado no que existe na área metropolitana de Barcelona e vai ser implementado em três etapas - a começar, já na próxima semana, pelo centro da cidade.

Deverá estar a funcionar em todo o concelho até finais de setembro. Além de acabar com as sacas de lixo nas ruas ao final da tarde e de o município passar a ter uma recolha sem cheiros nem derramamento de lixiviantes, uma das grandes vantagens do novo serviço, apresentado ontem, tem a ver com o facto de os moradores poderem despejar o lixo em qualquer dia e a qualquer hora.
lixo ambiente Barcelona Portugal Rui Morais presidente da AGERE Ricardo Rio País Braga
Ver comentários