Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

REDE COM TRÊS CABECILHAS

Uma rede de narcotráfico centrada num indivíduo da Brandoa, Amadora, e com mais dois cabecilhas, entre eles uma mulher, foi desmantelada anteontem numa operação policial de grande envergadura desenvolvida em simultâneo em seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. A PSP deteve sete pessoas e apreendeu 1400 doses de drogas, além de ouro, dinheiro, carros e munições.
19 de Dezembro de 2002 às 00:00
O grupo criminoso, classificado pela Polícia como “bem organizado”, traficava todos os géneros de droga, adquirida pelo líder na zona de Vigo, Espanha, a um indivíduo cuja identidade as autoridades desconhecem, apurou o CM. O produto era depois distribuído pelos outros dois cabecilhas, um homem residente na Ramada, Odivelas, e uma mulher de 43 anos, do Príncipe Real, em Lisboa.

Na operação policial realizada anteontem, entre as 03h30 e as 14h00, foram apreendidas 800 doses de heroína, 550 de haxixe e 50 de cocaína, além de 25 comprimidos de ‘ecstasy’ e cinco pastilhas de LSD, em buscas domiciliárias que decorreram em Sintra, Amadora, Odivelas, Lisboa, Vila Franca de Xira e Sesimbra, o que demonstra a dimensão desta rede, investigada desde há seis meses.

O grupo seria dos principais abastecedores de drogas de algumas daquelas zonas, principalmente em Odivelas, e funcionava por meio de células, em Lisboa, Amadora e Odivelas. Cada uma dominada por um dos três cabecilhas - nenhum com antecedentes por tráfico -, que tinham os seus elementos de distribuição da droga, a qual era depois colocada no terreno por outros indivíduos.

Com base num processo a correr em Loures, a Polícia executou uma acção que resultou na prisão de seis homens, com idades entre os 18 e os 25 anos, e da mulher de 43, sendo de admitir mais detenções. A operação juntou agentes das esquadras de investigação criminal da Amadora e de Loures, do Grupo de Operações Especiais e do Corpo de Intervenção, bem como equipas cinotécnicas.

Além da mencionada quantidade de estupefacientes, foram apreendidos 20 telemóveis, munições de calibres proibidos, cinco mil euros em artigos de ouro, equipamento de som, informática e faxes avaliado em 35 mil euros, quatro automóveis ligeiros e ainda três mil euros em dinheiro. Ao princípio da noite de ontem, os detidos ainda estavam a ser ouvidos no Tribunal de Loures.

VENDIAM 'CANNABIS' EM LISBOA

Quatro homens e três mulheres, com idades entre os 19 e os 37 anos, foram detidos por pertencerem a uma rede de tráfico de droga que operava em Lisboa, no Alto da Eira, na Penha de França e na Graça.

Agentes da Esquadra de Investigação Criminal da 5.ª Divisão apanharam 45 586 doses de haxixe e 4,6 gramas de liamba, além de três mil euros e sete telemóveis. A rede estava sob vigilância há quatro meses e a droga saía normalmente de três casas, no Alto da Eira, Alto de S. João e Sacavém, todas alvo de buscas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)