Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Rede criminosa usa EDP para burlar 50 idosos

Abordavam com cobrança do consumo ou troca de contadores.
Alexandre Salgueiro 17 de Janeiro de 2020 às 08:48
Carros apreendidos pela GNR  ao grupo  que burlava idosos
Suspeitos tinham  5 mil euros, vários telemóveis e até uma pistola e munições
Carros apreendidos pela GNR  ao grupo  que burlava idosos
Suspeitos tinham  5 mil euros, vários telemóveis e até uma pistola e munições
Carros apreendidos pela GNR  ao grupo  que burlava idosos
Suspeitos tinham  5 mil euros, vários telemóveis e até uma pistola e munições
A GNR desmantelou uma rede de burla a idosos liderada a partir da aldeia de Alcongosta, no Fundão, por um casal de 65 anos, foi esta quinta-feira anunciado. Marido, mulher e vários cúmplices faziam-se passar por técnicos da EDP para extorquir dinheiro a clientes da empresa em vários distritos da região Centro.

"Os elementos do grupo faziam-se passar por funcionários da EDP e abordavam, sobretudo, pessoas idosas e que vivem em zonas mais isoladas. Argumentavam que estavam a fazer a cobrança do consumo de eletricidade, ou de outro serviço da empresa, como troca de contadores", adiantou ao CM fonte do Comando da GNR de Castelo Branco, que há vários meses investigava o grupo.

O esquema nem sempre resultou, mas as autoridades estimam que ao longo do último ano o grupo seja responsável por mais de 50 burlas ou tentativas de burla em localidades de Castelo Branco, Guarda e Coimbra.

O casal que liderava a rede foi detido, bem como dois outros homens, de 38 e 46 anos, por posse ilegal de arma. Foram identificados e constituídos arguidos uma mulher, de 43 anos, e um homem, de 19, por suspeitas de envolvimento nos crimes.

A operação da GNR de Castelo Branco, que decorreu na quarta-feira, não surpreendeu os habitantes de Alcongosta.

"Trata-se de um grupo que se instalou na aldeia há 20 anos, a quem não se conhece outra atividade que não seja o crime e que já por várias vezes aterrorizaram pessoas da aldeia", diz um morador sob anonimato.

Pormenores
Dinheiro e armas
Foram cumpridos 13 mandados de busca. Resultaram na apreensão de mais de 5 mil euros, dois carros, uma pistola de calibre 6.35 mm e 115 munições de diversos calibres.

Dispositivo
A operação foi levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, com apoio dos destacamentos da Covilhã, Fundão e de Castelo Branco

Medidas de coação
Presentes a juiz no Tribunal do Fundão, um dos detidos ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva. A mulher está obrigada a apresentações trissemanais no posto policial da área de residência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)