Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Rede apanhava coral no mar para vender

Valor de captura ilegal de coral-vermelho poderia chegar ao milhão de euros.
A.P. 2 de Novembro de 2014 às 14:44
A Polícia Marítima apreendeu o coral e deteve os suspeitos
A Polícia Marítima apreendeu o coral e deteve os suspeitos FOTO: Miguel Veterano Júnior

Abordo do ‘Zahirana Sexto’, de pavilhão espanhol, o grupo dirigiu-se até às dez milhas ao largo da costa, a sul da Barra de Alvor. Através de mergulhos a grande profundidade, com escafandros, capturou ilegalmente 32 quilos de coral-vermelho, que, depois de trabalhados, poderiam valer quase um milhão de euros no mercado final da indústria da joalharia. Três elementos da rede, que foi desmantelada pela Polícia Marítima, começam este mês a ser julgados no Tribunal de Lagos pelo crime de dano contra a natureza. Outros três não foram pronunciados.

Os factos remontam a 27 de abril de 2012, quando os seis indivíduos (três espanhóis e três portugueses) capturavam ilegalmente um tipo raro de coral-vermelho – uma espécie protegida – em águas profundas ao largo do Algarve. A embarcação espanhola que utilizavam estava equipada com uma câmara hiperbárica e equipamento sofisticado que permitiam mergulhos até aos 90 metros de profundidade. Dois barcos portugueses (‘Arimar’ e ‘Arimar Dois’) foram também apreendidos pois faziam o transporte dos corais, de forma discreta, para a costa.

De acordo com o Ministério Público, o grupo era liderado pelo espanhol Juan Ortega Comellas, mergulhador de grande profundidade e capitão do ‘Zahirana’. Naquele dia, capturou os 32 quilos de corais e entregou-os aos outros dois arguidos, José Falcão e Eduardo Ponte, que os transportaram até aos portos de Portimão e Lagos (31 kg no ‘Arimar’ e um quilo no ‘Arimar Dois’), tendo a Polícia Marítima intercetado os barcos. Os corais – mais de 300 exemplares – estavam dentro de caixas térmicas e foram apreendidos. Os arguidos não tinham qualquer licença para a captura de coral-vermelho.

rede coral mar venda ilegal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)