Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Reforço de areal custa 8,6 milhões

Oito milhões e seiscentos mil euros vão ser investidos na alimentação artificial da zona de praia situada entre o Forte Novo e o Garrão, no concelho de Loulé.
19 de Setembro de 2009 às 00:30
ARH dirigida por Valentina Calixto, vai recarregar a praia com mais de 1,2 milhões de metros cúbicos de areia
ARH dirigida por Valentina Calixto, vai recarregar a praia com mais de 1,2 milhões de metros cúbicos de areia FOTO: José Carlos Campos

O concurso público da obra foi lançado ontem pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve. Segundo apurámos junto desta entidade, será a maior operação de enchimento de areal já realizada no País.

A intervenção de recarga abrange cinco quilómetros de praia, sendo usada areia dragada do mar, num total de mais de 1,2 milhões de metros cúbicos. O areal irá aumentar cerca de 40 metros de largura.

A alimentação artificial deste troço costeiro resulta de uma parceria público-privada: o Estado entra com 30 por cento da verba e o grupo Vale do Lobo com 70%. De acordo com o concurso público, existe um prazo de 42 dias para apresentação de propostas e de 182 dias para execução da obra. O objectivo é que a mesma esteja concluída antes do pico da próxima época estival.

Além desta intervenção, a ARH vai efectuar o enchimento da praia D. Ana, em Lagos, que será recarregada com 140 mil metros cúbicos de areia dragada de um depósito existente no mar, ao largo da Ponta da Piedade. Isso permitirá o alargamento do areal em cerca de 40 metros e o afastamento dos banhistas das zonas mais perigosas das arribas. No próximo mês será ainda retomada a operação de enchimento da praia de Alvor, interrompida no Verão. A ARH vai ainda efectuar a alimentação artificial do troço costeiro entre a praia do Peneco e o Forte de S. João, em Albufeira. No total, estas últimas três intervenções custam 9 milhões de euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)