Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Reformado morre debaixo de tractor

Um acidente com um tractor agrícola provocou ontem de manhã, cerca das 07h30, um morto e um ferido grave, no sítio de Benagaia, na freguesia de Pêra, concelho Silves. As duas vítimas, de 81 e 74 anos, iam trabalhar numa vinha.
19 de Maio de 2007 às 00:00
O tractor caiu num pequeno declive e virou-se
O tractor caiu num pequeno declive e virou-se FOTO: José Carlos Campos
Manuel Nascimento Silva, septuagenário e residente na vila de Alcantarilha, seguia ao lado do condutor quando o tractor tombou para um dos lados. Ficou debaixo do veículo, sendo apanhado pela grade de discos. Teve morte praticamente imediata.
A esposa, Noémia Encarnação Silva, soube da tragédia por uma vizinha. “Foi um choque”, referiu ao Correio da Manhã, lembrando que o marido, apesar das dores nas pernas, “ia esporadicamente ajudar na agricultura”. O idoso, que sempre trabalhara no campo, estava actualmente reformado, mas recebia “muito pouco”.
Jorge dos Santos, de 81 anos, era quem Manuel Silva ia ajudar. O octogenário é uma pessoa muito conhecida e estimada na zona de Benagaia. Segundo populares, o idoso, que vive sozinho, tem propriedades agrícolas e arrenda outras. E acrescentaram que, apesar de não consumir álcool, faz um vinho caseiro muito apreciado pelos amigos.
Ontem, o destino era precisamente uma vinha. Os dois homens iam podar e limpar o vinhedo, como é habitual neste altura do ano. Mas não chegaram lá. A meio caminho, o tractor – conduzido por Jorge dos Santos – caiu num pequeno declive e virou-se.
Enquanto o amigo teve morte praticamente imediata, o condutor conseguiu escapar com vida, mas em estado considerado grave. Apresentava, em especial, queixas na zona torácica.
Foi assistido no local por uma equipa médica do INEM, sendo depois transportado para o Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão. Segundo o relato de populares, o homem, apesar dos ferimentos sofridos, ainda terá conseguido pedir socorro através de telemóvel.
Os Bombeiros Voluntários de Silves fizeram deslocar para o local três ambulâncias e um carro de desencarceramento. Foi necessário levantar o tractor para retirar a vítima mortal. Os trabalhos de socorro demoraram cerca de uma hora a ser dados como concluídos.
Ver comentários