"Regresso de Camilo? Há autores mais actuais"

Edviges Ferreira Associação de Professores de Português sobre intenção de reintroduzir Camilo C. Branco no ensino
17.11.12
  • partilhe
  • 0
  • +
"Regresso de Camilo? Há autores mais actuais"

Correio da Manhã – O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, afirmou que a obra de Camilo Castelo Branco vai voltar a ser estudada no ensino secundário. Como comenta?

Edviges Ferreira – Não ouvi as declarações do ministro. O que posso dizer é que temos um programa estipulado e datado de 2006/2007 que não contempla o ‘Amor de Perdição’. Este ano já não poderá haver mudanças. Mas se houver uma revisão de programas, então acredito que haja alterações no futuro.

– O que o ministro Nuno Crato afirmou foi que Camilo seria reintroduzido no âmbito da definição de metas curriculares para o ensino secundário.

– Não me admiraria nada que quando forem apresentadas as metas do secundário conste lá Camilo Castelo Branco apesar de o programa não o prever.

– Por que diz isso?

– Porque as metas do ensino básico, já definidas, também vão completamente contra o espírito do programa de Português. Na elaboração das metas não esteve ninguém responsável pelos programas e há uma discrepância muito grande, como oportunamente apontámos.

– Se o 'Amor de Perdição' constar nas metas e não nos programas os professores são obrigados a ensinar a obra?

– Sim, porque as determinações que os professores têm é para seguir as metas.

– Concorda com o regresso da obra de Camilo às escolas?

– Durante muitos anos esteve no Secundário, mas as pessoas acharam que tinha de sair. Não me chocaria que voltasse a aparecer nos currículos, embora eu ache que há escritores mais actuais. E atenção que o ano passado foram adoptados manuais escolares de 11.º e este ano de 12.º que vão vigorar por seis anos e seria complicado estar já a mudar.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
8 Comentários
  • De Thomas20.11.12
    Prefiro o "I'm in love with a popstar", é mais light, mais soft, mais cool, mais in, mais "inglish"
    Responder
     
     1
    !
  • De Danny19.11.12
    Ó Santos Silva,já que o "da"foi comido,uma vírgula ou um hifen não ficavam mal.Quanto a autores actuais,a maioria esmagadora é só tretas.
    Responder
     
     1
    !
  • De Ana Martins17.11.12
    Camilo escreve assombrosa/ e d 1 forma castigada mas q parece simples.É 1 grande escritor e merece constar dos programas.E estudava-se Amor de Perdição e tb A Queda de 1 Anjo: história d 1 político A NÃO PERDER, rsrsrs
    Responder
     
     4
    !
  • De Joaquim Carreira Tapadinhas17.11.12
    Há um certo grupo de pessoas que para se afirmar estão sempre contra os programas.Umas vezes porque lhes falta o escritor A ou B, outra porque alguns estão a mais.Na verdade o que a elas lhes falta é uma cultura de base.
    Responder
     
     16
    !
  • De JC17.11.12
    Em vez de: "Se o "Amor da Perdição" constar nas metas e não nos programas", deveria escrever-se: "Se o "Amor da Perdição" constar DAS metas e não DOS programas". Com minúsculas: das e dos, claro.
    Responder
     
     2
    !