Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

REGULAR COMIDA NAS ESCOLAS

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina do Porto quer retirar máquinas das escolas do terceiro ciclo e impor regras nas ementas das cantinas para testar o impacto de tais medidas no combate à obesidade.
3 de Junho de 2003 às 00:00
O projecto, desenvolvido pelo Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina do Porto, inicia-se em Outubro e vai prolongar-se durante dois anos lectivos, até meados de 2005.
A investigação envolverá o universo dos cerca de 7500 jovens dos 12 aos 15 anos que frequentam os 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade nas 26 escolas do terceiro ciclo da cidade do Porto.
Um estudo recente, realizado nas escolas da região do Grande Porto, permite concluir que a obesidade e o excesso de peso são problemas de saúde que afectam cerca de um terço das crianças em idade escolar.
"Acreditamos que aquilo que as crianças comem na escola nesta idade é um dos factores que pode provocar obesidade", afirmou Elisabete Ramos, investigadora que lidera o projecto, o qual visa "medir o efeito de medidas muito concretas e relativamente simples, de fácil divulgação nas escolas".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)