Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

RELER O EVANGELHO

Os cristãos precisam de fazer uma nova descoberta do Evangelho para ajudar a Igreja a ultrapassar a crise de valores que se instalou na sociedade moderna, defenderam os participantes no VIII Colóquio Nacional de Paróquias, que decorreu em Fátima.
12 de Julho de 2002 às 21:42
O importante "para os cristãos de hoje, face à nova cultura que os envolve, é que redescubram a mensagem do Evangelho e a transportem na sua vida como testemunho para oferecer aos outros", refere o padre José Manuel, um dos organizadores do encontro.

De acordo com o sacerdote, o mundo está a passar por uma crise de valores, fruto da excessiva importância que o homem foi dando a si próprio, esquecendo-se muitas vezes da sua "dimensão de relação social com o outro".

Por isso, o desafio que se coloca agora aos cristãos é o de encontrar soluções para "mudar o mundo", sendo as paróquias os locais "onde qualquer cristão poderá começar a fazer esse exercício", sublinhou.

A paróquia tem-se revelado como a estrutura mais próxima das pessoas e aquela "que consegue dar respostas aos desafios que a sociedade vai colocando", pelo que os participantes no colóquio encaram também como um desafio o facto da Igreja ter vindo a perder fiéis nas missas dominicais.

Durante o colóquio, concluiu-se que a Igreja não é capaz de dar resposta a todos os problemas de ordem social sem auxílio e foi sugerida a realização de parcerias com outras instituições.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)