Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Relógios atrasam esta madrugada

Os relógios vão atrasar esta madrugada 60 minutos em Portugal, a exemplo dos restantes países da União Europeia, para entrarmos na hora de Inverno. Assim, quando forem duas horas em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os ponteiros devem recuar até à uma hora. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, na Região Autónoma dos Açores, à mesma hora, os relógios recuam da 01h00 para a meia-noite.
24 de Outubro de 2009 às 00:30
Relógios atrasam esta madrugada
Relógios atrasam esta madrugada

A mudança da hora permite ganhar uma hora de sono, uma vez que amanhã o dia terá 25 horas. De acordo com Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, a alteração prende-se com razões civis, uma vez que do ponto de vista astronómico apenas faria sentido um atraso de 37 minutos em relação à hora solar.

A introdução do horário de Verão e de Inverno visa a poupança de energia. Mas esta é uma decisão que é contestada. Um estudo da Universidade de Cambridge, liderado por Elizabeth Garnsey, defende a manutenção da hora porque há maior gasto de energia à tarde. Com o atraso de uma hora há um gasto extra de 447 mil toneladas de carbono, o equivalente à electricidade para 200 mil casas.

ENTRADA NA HORA DE INVERNO

Relógios regressam à hora do Meridiano de Greenwich, depois de aplicado desde o último domingo de Março horário de Verão. Este foi criado para melhor aproveitamento da luz do Sol para a poupança de energia.
 
Cronologia:
Portugal adopta a existência de duplo horário num ano desde 1916.
 
Não houve horário de Verão nos seguintes periodos:
Entre 1922 e 1923; 1925; 1930; 1933; 1967-1975
 
Horário da Europa Central
Entre 1992 e 1996, Portugal regeu-se pelo horário comum aos países da Europa Central, onde é uma hora mais tarde.
A medida do então primeiro-ministro Cavaco Silva facilitava as comunicações e transportes internacionais mas foi contestada por afectar ritmo do sono e rendimento escolar.
 
Horário da Europa Ocidental
Desde 1997, em que a directiva do Parlamento Europeu uniformizou a aplicação da hora aos países da União Europeia, Portugal, Reino Unido, Irlanda e Espanha (apenas Canárias) adoptaram a hora do meridiano de Greenwich.
 
Próxima mudança da hora a 28 de Março de 2010

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)