Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Rendição no Líbano

Está pronta a partir para o Líbano a Unidade de Engenharia 2, constituída por 141 militares portugueses, que dentro de vinte dias vai render o destacamento de engenharia que termina a sua missão, e reforçar o apoio aos civis residentes no Sul daquele país.
4 de Maio de 2007 às 00:00
O treino dos militares em áreas funcionais e orientado para a missão começou há três meses e terminou ontem, com o exercício ‘Shama 07’, que teve por finalidade principal validar a preparação adquirida e se realizou no Campo Militar de Santa Margarida.
Sob o comando do tenente-coronel Rodrigues dos Santos, a nova força vai continuar o trabalho iniciado pela Unidade de Engenharia 1 – que consistiu na instalação em aquartelamentos das unidades que integram a força de paz – em Novembro do ano passado e prestar apoio humanitário, através da recuperação de estradas e de plataformas para escolas, creches e hospitais.
“Somos uma unidade de engenharia militar, mas de construção e vamos com a preocupação de deixar obra feita e não para fazer patrulhamentos ou demonstrações de força”, explicou o tenente-coronel Rodrigues dos Santos, salientando o seu orgulho e dos militares que comanda em “satisfazer compromissos internacionais”.
A Unidade de Engenharia 2 vai instalar-se na localidade de Shama, a dez quilómetros da cidade de Tiro, no Sul do Líbano, numa zona onde não se têm registado “problemas” e em que o ambiente está “estável e calmo”, disse o comandante da força.
Até agora não houve quaisquer acidentes ou incidentes com os militares portugueses, o que não significa que a segurança seja descurada, já que, o perigo é “mínimo mas não negligenciável”, frisou o comandante Rodrigues dos Santos.
“O risco é baixo e se aumentar as equipas recolhem ao quartel ou são apoiadas por unidades de combate de outros países”, explicou, por seu turno, o capitão Gabriel Gomes, oficial de relações públicas da Unidade de Engenharia 2.
“Não vamos para o Líbano com uma postura ofensiva, nem de policiamento, mas sim para ajudar a reconstruir o país”, frisou o capitão Gabriel Gomes.
APONTAMENTO
PRIMEIRA FASE
A primeira fase do aprontamento da Unidade de Engenharia 2 ocorreu em 1 de Fevereiro, no Regimento de Engenharia n.º 1, na Pontinha, a que pertencem a maior parte dos 141 militares.
EXERCÍCIO
Nos últimos três dias, os militares participaram no exercício ‘Shama 07’, realizado num acantonamento que simula o aquartelamento no Líbano.
ESTANDARTE
Na próxima terça-feira realiza-se a cerimónia de entrega do estandarte nacional. No dia seguinte, os militares vão a Fátima participar numa missa.
PARTIDA
Está marcada para as 05h00 do dia 25 de Maio a partida da força para o Líbano, num avião fretado pelas Nações Unidas.
PREPARAÇÃO
- Um dos treinos orientados para a missão consistiu na reparação geral de dois edifícios (o 189 e o 190) do Campo Militar de Santa Margarida, que são ocupados de forma ocasional por militares em trânsito ou envolvidos em exercícios. Foi substituída a cobertura e os revestimentos, renovada a rede de águas e esgotos e pintado todo o edifício.
- A prontidão dos militares foi avaliada através da sua reacção perante várias ameaças, que foram simuladas durante o exercício ‘Shama 07’. Por exemplo, a detecção de minas e de engenhos explosivos não detonados, civis que pedem abrigo no aquartelamento, um acidente de viação e um ataque a uma coluna militar.
- Os 2.º cabos Bruno Branco e Patrícia Ferreira são condutores e integram a Unidade de Engenharia 2. Estão “ansiosos” por partir e por iniciar a sua missão num país estranho. Ele já esteve em missão em Timor, mas ela nunca saiu do País e vai voar pela primeira vez.
- Os trabalhos de abertura ou reconstrução de estradas são uma das missões dos militares, que para isso estão dotados de maquinaria pesada, desde tractores de lagartas, escavadoras, carregadoras e retrocarregadoras de rodas e de lagartas, cilindros a gruas e niveladoras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)