Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Resgatadas armas do Rei D.Pedro IV

Um par de pistolas da Casa Real Portuguesa, fabricadas em 1817, exemplares únicos e com canos de desenroscar e ornamentadas a ouro e prata foram resgatadas pela Polícia Judiciária no domingo.
12 de Outubro de 2009 às 11:44
As armas regatadas
As armas regatadas FOTO: D.R.

Estas armas que são propriedade do Estado Português foram originalmente roubadas do Museu Militar, em Lisboa, no ano de 1973. O autor do roubo acabou por ser julgado e condenado, no entanto, na época, as autoridades não conseguiram resgatar as armas uma vez que estas tinham saído do País.

Nos anos 90, as autoridades descobriram que um cidadão alemão tinha as armas e que as mesmas foram leiloadas em Inglaterra. Este facto originou um processo judicial que correu durante vários anos nos tribunais britânicos e num tribunal alemão mas estes não deram razão a Portugal.

No entanto, este par de armas - fabricadas para uso pessoal do Rei D. Pedro IV pelo famoso mestre armeiro do Arsenal Real de Lisboa - Thomás Jozé de Freitas, voltou a ser introduzido no mercado comercial após serem adquiridas por um cidadãos nacional que as pôs à venda num leilão, altura em que a Polícia Judiciária as resgatou.

 

 

 

Ver comentários