Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Resiste a choque de 15 mil volts

Os dois funcionários da EFACEC trabalhavam no posto de transformação eléctrica da PT em Setúbal quando, pelas 10h00 de ontem, um deles foi atingido por uma onda de calor provocada por uma descarga eléctrica de 15 mil volts, após um curto-circuito de um quadro de média tensão. Aos trinta anos, sobreviveu ao choque.
6 de Janeiro de 2010 às 00:30
Vítima foi socorrida pelo INEM e transportada para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal
Vítima foi socorrida pelo INEM e transportada para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal FOTO: direitos reservados

Fonte oficial do INEM disse ao CM que a vítima estava consciente quando foi socorrida, mas sofreu um traumatismo craniano e queimaduras de segundo grau na cara e num dos braços. O electricista foi depois transportado para o Hospital de Setúbal e acabou por ser transferido para a Unidade de Queimados do Hospital de São José, em Lisboa, não correndo perigo de vida.

Os dois electricistas de alta e média tensão procediam à manutenção periódica do equipamento do posto de transformação da PT, que tem contrato de manutenção com a EFACEC. Este acidente provocou uma falha na distribuição eléctrica do centro histórico de Setúbal, que durou cerca de meia hora e que afectou o edifício onde funcionam os serviços técnicos da Câmara Municipal. José Luís Bucho, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, contactou a EDP para saber a causa da falha energética. Não lhe responderam, mas garantiram que a electricidade seria reposta rapidamente, o que acabou por acontecer.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)