Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Resorts exclusivos para nudistas em Portugal

A Costa Vicentina e a zona de Leiria estão na mira de um empresário, adepto do naturismo, que procura erguer dois ecorresorts na costa alentejana e um na zona costeira de Leiria, exclusivos para nudistas.
20 de Agosto de 2009 às 00:30
O primeiro parque de campismo para nudistas em Portugal (foto) vai fechar. Mas vão abrir três ecorresorts
O primeiro parque de campismo para nudistas em Portugal (foto) vai fechar. Mas vão abrir três ecorresorts FOTO: Nuno André Ferreira

"O empresário tem preferência por locais com acesso directo às praias e encontrar essas zonas é a única coisa que lhe falta", adiantou Rui Martins, presidente da Federação Portuguesa de Naturismo.

O projecto já recebeu a aprovação da Secretaria de Estado do Turismo e o financiamento da Banca. "Pelo que nos foi dado a conhecer, são empreendimentos de alguma dimensão", acrescentou.

O investimento, na ordem dos cinco milhões de euros por resort, prevê a construção de moradias de madeira isoladas, com tipologia T0 e T2, jardins, supermercado, piscinas, ginásio e salas de convívio. "Trata--se de resorts ecológicos, longe do conceito luxuoso, mas que oferecem todas as condições aos adeptos do naturismo", adiantou.

Cada resort vai criar entre 50 a 70 postos de trabalho e terá uma taxa de ocupação média de cerca de 80 por cento de turistas estrangeiros e 20% portugueses. Os funcionários não estão impedidos de usar roupa.

O projecto foi conhecido durante o 3º Encontro Ibérico de Naturismo, que terminou na terça-feira, no monte naturista O Barão, em Santiago do Cacém.

No encontro, onde participaram mais de 60 naturistas portugueses, espanhóis, holandeses, franceses e italianos, foi ainda debatida a necessidade de desmistificar a vertente nudista do naturismo e a legalização de mais praias como zonas naturistas.

PRIMEIRO PARQUE NACIONAL FECHA EM SETEMBRO

O primeiro parque de campismo para naturistas/nudistas – a Quinta das Oliveiras, em Oliveira do Hospital – vai encerrar em Setembro devido a questões burocráticas. Os proprietários, um casal de holandeses, estão "saturados" com as exigências da lei sobre estes empreendimentos. Sete anos depois de ter sido criado, o parque vai encerrar. "É um processo muito complexo. É melhor fechar ", disse ontem ao CM o proprietário, Siets Bijker. Entre outras exigências, o empresário foi obrigado a vedar o espaço com muros e a criar balneários individuais, "o que feria o projecto de morte", explicou a advogada do empresário.

PORMENORES

DEZ MIL FAZEM

Dez a 15 mil portugueses já praticaram o naturismo, na sua vertente nudista, alguma vez na vida.

40 MIL NATURISTAS

No nosso país há 40 a 50 mil pessoas adeptas do naturismo, mas apenas uma pequena parte faz a actividade sem roupa.

SOBRETUDO PRAIAS

Há 32 espaços – apenas oito oficiais –, a grande maioria praias, onde é possível praticar o nudismo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)