Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

RESTAURANTES PASSADOS A PENTE FINO

A Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE) instaurou 675 processos, 39 dos quais processos-crime e 636 por contra-ordenação, no âmbito da "Operação Praias", que resultou na detenção de cinco pessoas, por abate clandestino, e encerramento de 10 estabelecimentos.
7 de Setembro de 2003 às 00:00
A operação da IGAE levou ao encerramento de 10 restaurantes
A operação da IGAE levou ao encerramento de 10 restaurantes FOTO: Arquivo CM
A IGAE centrou a sua acção na fiscalização dos estabelecimentos de restauração, bebidas e similares situados nos locais de maior afluência de veraneantes, no Litoral do País, nomeadamente em praias, parques de campismo, hotéis, termas e mercados.
O objectivo foi avaliar as condições de asseio e higiene, qualidade, conservação, manipulação, acondicionamento e transporte dos géneros alimentícios. Pretendeu-se, ainda, verificar a restrição à venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores e o cumprimento das regras de afixação de preços.
Foi na região Sul que se registaram mais infracções de natureza criminal (27), seguida pelo Norte (10) e Centro (2). A maior parte dos processos- -crime deveu-se a produtos avariados (28), abate clandestino de animais (10), fraude sobre mercadorias (5) e também especulação (2). A falta de higiene justificou a maioria (149) das contra-ordenações.
APREENDIDAS 4 TONELADAS
Da "Operação Praias" resultou a apreensão de mais de quatro toneladas de produtos alimentares, 90 por cento das quais carnes e carcaças de leitões, ovinos e caprinos, com o valor comercial aproximado de 60 mil euros.
Grande parte destes produtos foi apreendida no Sul do País.
Segundo a Inspecção-Geral das Actividades Económicas, a operação envolveu 150 brigadas no terreno e fiscalizou 2 445 estabelecimentos, dos quais 825 no Norte, 731 no Centro e 889 no Sul.
Verifica-se que cerca de 30 por cento de mais de 2 400 estabelecimentos fiscalizados pela IGAE foram alvo de processos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)