Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Retirada de poço com 15 metros

Carla Barbosa teve o apoio de um amigo até à chegada dos socorristas. Discórdia entre bombeiros e INEM devido ao acionamento dos meios para o local.
16 de Dezembro de 2013 às 15:41
Vítima foi retirada do poço pelos bombeiros de Paredes e socorrida pelo INEM
Vítima foi retirada do poço pelos bombeiros de Paredes e socorrida pelo INEM FOTO: Eduardo Martins

Carla Barbosa viveu momentos de aflição quando caiu, pelas 10h45 de ontem, no poço com 15 metros de profundidade que tem no quintal da casa em que reside com a irmã, em Cristelo, Paredes. A mulher, de 32 anos, foi retirada pelo bombeiro Vítor Martins, da corporação de Paredes, e voltou a pisar terra firme às 11h40. Sofreu leves escoriações numa perna e foi levada ao hospital de Penafiel.

"Ela foi ligar o motor que puxa a água do poço. As tábuas que tapam o buraco escorregaram e ela caiu", contou Margarida Maria, mãe de Carla, de 70 anos, que foi assistida pela Cruz Vermelha de Vilela. Só descansou após falar com a filha, na ambulância.

Mário Silva, amigo da família, apoiou Carla até à chegada dos socorristas. "Perguntei-lhe se estava bem e ela disse que só tinha frio. Fiquei a falar com ela para se manter à tona e não desmaiar", frisou.

O caso teve um final feliz, mas motivou a discórdia entre bombeiros de Paredes e INEM. Segundo a corporação, o socorro foi pedido por telefone para o 112 e, depois, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM acionou a Cruz Vermelha de Vilela às 10h58, que levou duas ambulâncias, mas não tem meios de resgate. Os Bombeiros foram chamados às 11h05. "Perderam-se, pelo menos, sete minutos até serem chamados os meios corretos quando era uma vida que estava em risco", disse o comandante José Morais.

Já fonte oficial do INEM garantiu que todos os meios, incluindo uma VMER, foram "acionados em dois minutos", entre as 10h54 e as 10h56. n

queda poço 15 metros resgatebombeiros INEM Paredes casa quintal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)