Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Retiravam peças a carros roubados

Dois homens foram anteontem surpreendidos pela GNR de Armação de Pêra a desmantelar três carros roubados, na zona de Vales de Pêra, concelho de Silves. Um dos indivíduos foi detido após perseguição, enquanto o outro conseguiu escapar.
30 de Maio de 2007 às 00:00
Os dois indivíduos estavam a desmantelar os carros debaixo de um viaduto da Via do Infante
Os dois indivíduos estavam a desmantelar os carros debaixo de um viaduto da Via do Infante FOTO: Paulo Marcelino
As autoridades intervieram na sequência da denúncia de um popular, que havia detectado movimentos suspeitos por debaixo de um extenso viaduto da Via do Infante. Trata-se de um sítio isolado, cujo acesso se faz por uma estrada de terra batida. As casas mais próximas ficam a centenas de metros de distância.
Cinco militares do Posto da GNR de Armação de Pêra dirigiram-se de imediato para o local, vindo a surpreender os dois homens que retiravam peças de carros. Os suspeitos ainda tentaram a fuga a pé pelo campo, mas um foi agarrado. O detido tem 35 anos, reside na zona da Guia (Albufeira) e não apresenta antecedentes criminais.
O comparsa conseguiu escapar à perseguição, escondendo-se no mato, mas já foi identificado. As autoridades efectuaram a apreensão dos carros, os quais haviam sido roubados na zona da Guia e na cidade de Albufeira.
Segundo alguns residentes em Vales de Pêra, o local onde os indivíduos foram descobertos a desmantelar os carros é habitualmente mal frequentado, havendo mesmo quem suspeite de que se verifiquem aí situações de tráfico de droga. O facto de se tratar de um sítio ermo facilita esse tipo de práticas.
FIAT UNO NA MIRA DOS GATUNOS
Os carros que os dois indivíduos estavam desmantelar eram dois Fiat Uno e um Fiat Pand, os quais haviam sido furtados no concelho de Albufeira. Segundo fonte policial, os Fiat Uno são dos automóveis mais visados pelos larápios, dado que “é relativamente fácil arrombar as portas e estroncar o canhão da ignição”. Há cerca de quatro meses atrás houve, por exemplo, uma onda de furtos deste tipo de viaturas na zona de Portimão. A PSP colocou-se em campo e acabou por deter os alegados autores dos crimes. Habitualmente, o roubo de viaturas já velhas tem como objectivo retirar peças para vender. Mas, no que se refere a automóveis novos, designadamente de gama alta, muitos acabam por ser enviados para o estrangeiro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)