Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Revalidação da carta de condução mais barata

A revalidação ou substituição da carta de condução poderão ficar mais baratas a partir de Novembro, data a partir da qual os serviços em causa poderão ser requeridos através da Internet, afirmou esta quarta-feira o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).
10 de Setembro de 2008 às 17:15
Revalidação da carta de condução mais barata
Revalidação da carta de condução mais barata FOTO: d.r.

António Crisóstomo Teixeira falava numa cerimónia onde foram apresentados os novos serviços online do IMTT destinados às empresas de transportes rodoviários (passageiros e mercadorias), como inscrição em exames de capacidade profissional ou o licenciamento de veículos, já disponíveis, facilidades que vão alargar-se aos automobilistas. A cerimónia contou com a participação dos secretários de Estado dos Transportes e dos Assuntos Fiscais.

Numa primeira fase, para pedir revalidação, substituição ou segunda via de cartas de condução, através da internet, os condutores necessitam de ter acesso às declarações electrónicas da Direcção Geral de Impostos ou possuir Cartão de Cidadão. No ano passado, foram emitidos 716.679 títulos a partir de pedidos deste tipo pelos condutores.

Quanto às empresas de transporte rodoviário, um universo, que segundo o presidente do IMTT será de cerca de 11 mil, a que se acrescentam os táxis, com um número estimado em 30 mil, podem utilizar a internet para fazer inscrições em exames de capacidade profissional, pedir emissão de certificados de aptidão profissional para motoristas de táxi ou licenciamento de veículos. No ano passado, estes serviços agora disponíveis online, corresponderam a 22.621 pedidos, efectuados pelos métodos tradicionais, salienta o IMTT.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)