Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Revalidar carta aos 30

A 2 de Janeiro de 2013, os condutores de veículos ligeiros vão passar a revalidar a carta de condução aos 30 anos e os motoristas de pesados aos 25 anos, segundo as novas regras definidas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

13 de Julho de 2012 às 01:00
Títulos actuais mantêm a mesma validade inscrita na carta
Títulos actuais mantêm a mesma validade inscrita na carta FOTO: Tiago Sousa Dias

Os novos prazos só são aplicáveis para as cartas emitidas após 2 de Janeiro de 2013. Nos títulos com data anterior, a revalidação para motoristas de ligeiros é a partir dos 50 anos, nos pesados aos 40 anos. A revalidação aos 30 e 40 anos para os condutores de ligeiros é administrativa, tal como aos 25 anos para os motoristas de pesados.

O exame médico permanece obrigatório para a revalidação a partir dos 50 anos para ciclomotores, motociclos e ligeiros. Nas restantes categorias é obrigatório aos 30. Nos condutores de ligeiros e motas, as revalidações seguintes são aos 40, 50, 60, 65 e 70 anos, e depois de 2 em 2 anos. O novo regulamento exige um "maior rigor na avaliação da aptidão física e mental", tornando-se "mais exigente no que respeita às condições de visão, diabetes e epilepsia".

A partir de 2 de Novembro, a prova teórica vai passar a ter validade de um ano e 40 questões, além de ser introduzida a condução independente na prova prática.

condução carta motoristas pesados renovação título IMTT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)