Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Rivais do Aleixo condenados

Catorze elementos das duas famílias rivais do bairro do Aleixo, no Porto, foram ontem condenados a penas até sete anos de prisão efectiva por tráfico de droga e posse de arma. Os 49 arguidos, das famílias ‘Cavadoras’ e ‘Panelas’, estavam ainda acusados de ofensas à integridade física e participação em rixa, mas foram absolvidos.
29 de Março de 2012 às 01:00
Dos 49 arguidos das famílias ‘Cavadoras’ e ‘Panelas’ foram condenados 14
Dos 49 arguidos das famílias ‘Cavadoras’ e ‘Panelas’ foram condenados 14 FOTO: Maria João Marques

A sentença foi conhecida ontem no Tribunal de São João Novo, onde os arguidos começaram a ser julgados a 27 de Janeiro. A rivalidade entre as famílias vem de 2007, mas os crimes começaram em Julho de 2008. Para além de guardarem um verdadeiro arsenal de armas em casa e até no carro, todos lutavam pelo domínio do tráfico de droga no bairro do Aleixo ao ponto de darem tiros e esfaquearem os concorrentes.

No entanto, a maioria destes crimes passou para processos autónomos. Dos crimes que foram a julgamento, todos os arguidos foram absolvidos de participação em rixa e ofensas à integridade física.

Dos 14 condenados, quatro tiveram penas entre dois a sete anos de prisão efectiva; seis tiveram pena suspensa e quatro terão de pagar uma multa. No final da leitura da sentença, uma arguida, da família ‘Panelas’, gritou revoltada pela absolvição dos rivais.

PORTO TRÁFICO DROGA RIVAIS BAIRRO ALEIXO TRIBUNAL
Ver comentários