Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

ROSAS DO BAIRRO SÃO AS FADISTAS

“Este ano é p’ra ganhar! Se em 2003 chegámos ao terceiro lugar, este ano temos de colocar a fasquia mais alta. Com o tema ‘Rosas da Mouraria’ vamos homenagear todas as fadistas, sem excepção, mas os 12 nomes que recordamos em ‘Fadistas do Passado’ merecem o melhor. E para nós isso é a vitória”, garantiu ao CM Reinaldo Ventura, ensaiador e coordenador da Marcha da Mouraria deste ano.
1 de Junho de 2004 às 00:00
Olhamos a letra da melodia dedicada às fadistas e nas quadras lá estão os nomes de Amália, Fernanda Baptista, Anita Guerreiro, Hermínia Silva, Berta Cardoso, Fernanda Maria, Lucília do Carmo, Maria da Fé, Beatriz da Conceição, Cidália Moreira, Severa e Argentina Santos. E no refrão a garantia: “Como elas ninguém cantou o fado”.
Sem os fatos - “vermelho e verde, que são as cores das rosas, do clube e do País”, como lembrou Reinaldo Ventura - e despido de adereços, o ensaio a que assistimos quase não teve colorido. O acerto das marcações e a garra colocada no canto justificaram a convicção do ensaiador. A marcha exibe-se dia 5 de Junho, no pavilhão do Benfica.
"DAR O MELHOR E LOGO SE VÊ"
Começou na Marcha Infantil da Junta de Freguesia de S. Cristovão e representa a Mouraria há sete anos. Nuno Sousa, de 23 anos, ao fazer as contas, concluiu que este será o seu 13º ano a desfilar e gostou do número.
“Vai dar sorte. Aliás todos nós no grupo merecemos que a sorte nos acompanhe. Temos trabalhado muito, para reduzir a margem de erro - ninguém é infalível - e estamos confiantes em alcançar a melhor classificação possível, ou seja, o primeiro lugar. Até agora, o melhor que consegui foi um terceiro lugar, que soube a pouco. Mas o mais importante é dar o melhor e logo se vê. Depois o júri é que decide”.
FICHA
Tema: Rosas da Mouraria
Cores: Vermelho, verde, dourado e preto
Padrinhos: Maria da Fé e João Ferreira Rosa
Compositor: Fernando Santos
Letrista: Fernando Santos
Porta-estandarte: Alexandra Fonseca
Mascotes: Andreia Fernandes e David Correia
Ensaiador: Reinaldo Ventura
Coordenação: Reinaldo Ventura
Colectividade: Grupo Desportivo da Mouraria

AMANHÃ - Marvila namora à janela e Penha de França evoca toureiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)