Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

ROTÁRIOS EM ALTA

O balanço do ano rotário (2002/2003) “é muito positivo”, segundo o Henrique Gomes de Almeida, governador do distrito 1960 (Centro e Sul do País), que está reunido até hoje, em Vilamoura.
25 de Maio de 2003 às 00:00
“Conseguimos formar uma óptima equipa, cumprindo na íntegra os objectivos traçados. Tivemos a sorte de contar com um lema inspirador – “Plante sementes de amor” –, absorvido pelos responsáveis dos clubes, inexcedíveis no seu empenho”, refere Henrique Gomes de Almeida, que em breve cederá o lugar de governador a Frederico Nascimento.
O último ano “ficou marcado por um grande êxito das nossas iniciativas”, com o governador a salientar “a maior exposição pública do movimento rotário, numa crescente aproximação à sociedade, em grande parte graças ao empenho do Correio da Manhã, da RTP da Rádio Renascença e da revista Gente e Viagens na divulgação das nossas actividades.”
A presença do ministro da Educação, David Justino, na sessão de abertura, “significa um importante reconhecimento do nosso trabalho”, com o governante a deixar um repto aos rotários – a necessidade de um maior apoio às crianças deficientes ou com dificuldades na aprendizagem.
Ontem, marcou presença Marcelo Rebelo de Sousa. “Para se ser rotário tem que se ser optimista; os pessimistas não têm nada para dar”, disse o analista.
Entretanto, Gerson Gonçalves, representante do líder dos rotários, Bhichai Rattakul, mostou-se satisfeito “com o excelente trabalho desenvolvido em várias áreas pelo rotários portugueses, traduzido num apoio efectivo a milhares de pessoas.” Um dos objectivos, a nível internacional, prende-se com a erradicação da poliomielite. Gerson Gonçalves acredita que a meta “será atingida em 2005.”
Um importante apoio logístico para a realização da conferência foi fornecido pelo Rotary Clube de Loulé, com o seu presidente, Rui Lopes, a não esconder grande contentamento, até porque o ano, a nível local “correu muito bem”, com a entrega de 39 cadeiras de rodas e de 39 termos a constituírem os pontos altos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)