Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Roubam com gás

Dois homens armados – mais um terceiro que conduzia o veículo da fuga – assaltaram ontem de manhã um funcionário da Esegur que se preparava para reabastecer a caixa multibanco do Centro Comercial Torre das Flores, em Miraflores, Oeiras. Segundo o CM apurou junto de fontes policiais e testemunhas, o grupo escapou com "cerca de 40 mil euros" e, apesar de terem ameaçado com armas de fogo, "usaram gás-pimenta sobre o funcionário" para concretizar o assalto.
18 de Maio de 2009 às 00:30
Funcionário da Esegur foi assaltado quando se preparava para reabastecer multibanco de centro comercial
Funcionário da Esegur foi assaltado quando se preparava para reabastecer multibanco de centro comercial FOTO: Carlos Manuel Martins

"O segurança entrou no centro comercial, pousou os dois cartuchos [caixas cheias de dinheiro destinadas a reabastecer o multibanco] e ia abrir a máquina. De repente surgem dois homens negros e vestidos de preto, um deles com uma arma na mão. Nem disseram nada. Um deles atirou-lhe com o spray de gás-pimenta à cara e o outro pegou no dinheiro", relatou ao CM um lojista.

"Nem fizeram barulho. A única coisa que se ouviu foi o segurança a gritar ‘Ai!’ quando foi atingido pelo gás", acrescenta. "Só nesse momento é que as pessoas se aperceberam que estava a acontecer um assalto, já os ladrões estavam a sair do centro comercial."

Outro lojista, questionado pelo CM, garante que, "entre a entrada e a saída, não demoraram sequer trinta segundos".

Os comerciantes daquele espaço adiantaram ao CM que esta foi a segunda vez que o dinheiro da caixa ATM foi roubado, no mesmo local, no espaço de um ano: "Na Primavera de 2008, no dia em que a máquina foi carregada, um grupo roubou-a durante a noite."

O caso de ontem, ocorrido pelas 10h30, foi imediatamente participado à Polícia Judiciária, que enviou uma equipa de inspectores ao local. No entanto, viu o CM, nem perícias foram feitas – nomeadamente à procura de impressões digitais – pois os assaltantes "não tocaram em nada".

O funcionário atingido pelo gás não precisou de receber assistência médica.

PORMENORES

SEM CÂMARAS

O corredor do Centro Comercial Torre das Flores onde ocorreu o assalto, tal como todos os outros, não tem qualquer sistema de videovigilância. Os ladrões, que actuaram apenas com óculos de sol na cara, não foram filmados.

GÁS ASSUSTA

O spray de gás-pimenta usado pelos assaltantes chegou a afectar alguns lojistas próximos do local, que ficaram com irritações oculares e problemas de respiração ligeiros. "Quando o gás fez efeito houve pessoas que ficaram aflitas", conta um dos comerciantes.

CARRO BRANCO

De acordo com uma mulher que se apercebeu da fuga dos assaltantes garante que estes "fugiram num Opel antigo, provavelmente um Kadett, branco". A mesma testemunha conta que os ladrões eram negros e vestiam de preto da cabeça aos pés.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)