Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Roubam e matam idoso com amoníaco na boca

Entraram em casa de João Pires, 74 anos, quando estava sozinho, em Chaves. Prenderam-no e conseguiram roubar-lhe 300 €. Depois, colocaram um pano embebido em amoníaco na boca do idoso, que morreu já no hospital. Dois dos três ladrões foram anteontem apanhados pela PJ, quase dois anos após o assalto e homicídio.
6 de Janeiro de 2012 às 01:00
Com 74 anos, José Pires não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer. A casa do idoso, onde ocorreu o crime
Com 74 anos, José Pires não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer. A casa do idoso, onde ocorreu o crime FOTO: Maria João Marques

Apesar da idade, João Pires vivia sozinho, no centro da cidade, e dizia a toda a gente que tinha muito dinheiro em casa - o homem era reformado mas trabalhou sempre em França. Naquele dia, o idoso foi surpreendido pelos três ladrões. O pano com amoníaco que lhe colocaram na boca, para o manter imobilizado, acabou por se revelar fatal: João ingeriu o líquido que o queimou e matou. Os assaltantes levaram a carteira com o dinheiro e documentos do idoso.

"Gritou por mim e disse que tinha sido roubado. Tinha a boca toda queimada." É com tristeza que Ana Maria Mota recorda como encontrou o irmão, dia 18 de Julho de 2010. A mulher vive num prédio em frente à casa da vítima, mas não se apercebeu de nada. João Pires morreu dez dias depois, no Hospital de Vila Real.

Um dos criminosos é emigrante em França e ainda não foi apanhado. Os outros dois cúmplices foram ontem levados a tribunal e ficaram em preventiva.

MORADORES EM CHOQUE COM MORTE DE VÍTIMA

Na pacata cidade de Chaves, os moradores receberam em choque a notícia da morte de João Pires. O idoso era bem conhecido na localidade e ajudava os mais carenciados, já que recebia muito dinheiro de reforma. Todos sabiam que o homem guardava elevadas quantias em casa, porque aquele dizia que era muito rico e que não confiava nos bancos para guardar os seus valores. Os ladrões, que vivem perto da casa da vítima, já tinham antecedentes criminais. No dia do assalto, foram vistos a rondar a casa de João Pires durante várias horas.

chaves roubam mata amoníaco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)