Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Roubam fortunas em cofres

Roubaram, em Março do ano passado, 89 quilos de ouro e 18 mil euros em notas do Laboratório de Metais Preciosos, em São Pedro da Cova, Gondomar, neutralizando os alarmes e sistemas de videovigilância. Mas o grupo de seis homens – três espanhóis, dois portugueses e um marroquino, entre os 28 e os 37 anos – especializou-se em roubar cofres por todo o País. Ontem foram levados a tribunal pela PJ do Porto, que os deteve quando quatro deles saíam do McDonald’s da Maia. À hora de fecho desta edição, estavam a ser interrogados.
24 de Janeiro de 2012 às 01:00
Elementos do gang foram ontem à tarde levados ao tribunal
Elementos do gang foram ontem à tarde levados ao tribunal FOTO: Maria João Marques

Entre os vários assaltos deste grupo está o do Hotel Ibis, em Oeiras, na noite de réveillon, onde ameaçaram um funcionário, roubando um cofre com 1900 euros. O grupo, bastante organizado, estava a ser procurado há vários meses pela Polícia Judiciária, por diversos assaltos um pouco por todo o País.

O modo de actuação era sempre o mesmo. Com equipamentos sofisticados, bloqueavam os sistemas GSM – impedindo qualquer ligação de telemóvel na zona – e de videovigilância. De seguida, cortavam os fios dos telefones, destruíam os alarmes e, uma hora depois, recorrendo a material de arrombamento sofisticado, como maçaricos e picaretas pneumáticas, entravam em acção e roubavam os cofres.

Entre os vários assaltos que levaram a cabo está o da empresa Forlar, em Guimarães, de onde levaram um cofre com 300 mil euros. Depois dos assaltos, os espanhóis, tidos como os cérebros deste grupo, regressavam a Madrid, onde vivem, enquanto os dois portugueses, residentes na Maia, se dedicavam ao furto de cobre.

O último ataque do gang aconteceu às 23h30 de sábado, no armazém das tintas Dyrup, na Zona Industrial da Maia. Pouco depois, foram surpreendidos pela Judiciária a sair do restaurante e ainda tentaram fugir.

Gondomar gang cofres
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)