Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Roubaram ATM na noite de Natal

A noite de Consoada, a única do ano em que o posto de abastecimento de combustível da BP, em Vilamoura, está fechado, foi escolhido pelo gang da retroescavadora para atacar mais uma máquina multibanco. Este foi o 28º assalto do gang entre o Algarve e o Alentejo, desde Janeiro de 2010.
26 de Dezembro de 2011 às 01:00
A retroescavadora destruiu a cabine de metal onde estava a ATM, que foi levada pelos assaltantes
A retroescavadora destruiu a cabine de metal onde estava a ATM, que foi levada pelos assaltantes FOTO: Miguel Veterano Junior

Pelas 21h30 de sábado, dois assaltantes lançaram a já habitual máquina de obras – furtada de um estaleiro de obras próximo – contra as traseiras da cabine de metal onde se encontrava a ATM, que arrancaram e carregaram para uma carrinha de dois lugares, de caixa aberta. O valor roubado não foi divulgado.

O ataque demorou apenas dois minutos e meio, facto registado pelo sistema de videovigilância das bombas, que captou imagens da retroescavadora e da carrinha de cor escura utilizada no crime. Os dois assaltantes, que estariam encapuzados e que, segundo o CM apurou ontem junto de fontes no local, "pareciam estar armados", não terão, contudo, sido filmados.

As bombas e a máquina de multibanco ali instalada terão, de acordo com as mesmas fontes, sido "controladas" ao longo da última semana. "Foi aqui visto, ao longo de vários dias, um indivíduo suspeito. Às vezes andava a circular, num carro, ou estava parado, ao lado da estrada, a olhar para este lado. Até chamámos a atenção do proprietário do posto para o facto", explicou ao CM uma testemunha, residente na zona, que solicitou o anonimato.

A retroescavadora utilizada no assalto foi furtada de um estaleiro de obras na zona do Pinhal Velho, a cerca de 1,5 km do posto de abastecimento.

Tal como noutros roubos semelhantes, a máquina de obras foi abandonada no local pelos ladrões. Estes puseram-se em fuga na carrinha onde já estava a ATM, seguindo em direcção a Boliqueime. A GNR de Loulé esteve no local, mas a investigação transitou para a Polícia Judiciária.

ATAQUES ASSOLAM ALGARVE E ALENTEJO HÁ DOIS ANOS

O gang que utiliza retroescavadoras para roubar ATM soma já 28 assaltos no Algarve e Alentejo, ao longo dos últimos dois anos. O primeiro roubo foi registado no Rogil, concelho de Aljezur, a 14 de Janeiro de 2010. Desde aí, os assaltantes nunca mais pararam e têm conseguido escapar sempre às autoridades.

No passado dia 28 de Novembro, atacaram o Continente, em Silves, cujo átrio arrasaram com uma retroescavadora para roubarem as duas máquinas ATM ali instaladas.

ASSALTOS ALBUFEIRA GANG RETROESCAVADORA MULTIBANCO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)