Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Roubava dinheiro de multibanco

Um homem de 30 anos de idade, suspeito de ter instalado um dispositivo ilícito para roubar dinheiro de uma caixa multibanco na Caixa Geral de Depósitos (CGD), na rua Judice Biker, em Portimão, foi detido ao início da madrugada de ontem pela PSP.

19 de Março de 2011 às 00:30
O dispositivo é instalado na ranhura do dinheiro das ATM. Se não saírem notas, deve-se alertar as autoridades
O dispositivo é instalado na ranhura do dinheiro das ATM. Se não saírem notas, deve-se alertar as autoridades FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

Fonte do Comando de Polícia na região disse ao CM que o indivíduo, romeno, foi interceptado em flagrante no momento em que retirava o dispositivo da ranhura de saída de dinheiro da ATM. Foram apreendidos os 200 euros que tinham ficado retidos na máquina.

De acordo com a mesma fonte policial, trata-se de um "sistema de burla informática novo", que tinha sido detectado pela primeira vez em Portimão "há alguns dias".

Ao fim da tarde de anteontem, o SIBS, que gere as máquinas ATM, alertou a PSP de Portimão para o facto de haver uma anomalia suspeita numa delas. Uma vez no local, os agentes de Investigação Criminal verificaram que a mesma apresentava vestígios de cola na ranhura. Um facto que os levou de imediato a rastrear todas as ATM da cidade e lhes permitiu encontrar um daqueles dispositivos instalados na ATM exterior da CGD.

Uma vez montada vigilância discreta ao local, os agentes viriam a deter o suspeito, que apareceu sozinho. Admite-se que possa ter um cúmplice, o qual, contudo, não foi possível localizar.

O dispositivo é constituído por uma simples placa metálica que é colocada de forma a cobrir a existente na ATM e que é coberta com fita-cola. Quando as pessoas tentam levantar dinheiro, as notas ficam retidas, coladas ao dispositivo, e a ATM dá sinal de avaria. A PSP apela "à atenção" do público.

roubo furto multibanco portimão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)