Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Assaltos milionários a hospitais

Roubos deixam doentes sem exames.
João Tavares, Nelson Rodrigues e Teresa Oliveira 17 de Novembro de 2015 às 01:00
Foram levados dezenas de equipamentos para a realização de endoscopias de gabinetes médicos
Foram levados dezenas de equipamentos para a realização de endoscopias de gabinetes médicos FOTO: Gonçalo Oliveira
Foram dois os furtos milionários participados às autoridades durante a manhã desta segunda-feira. No hospital CUF, no Porto, e no hospital do Barreiro foram roubados equipamentos de endoscopia no valor de 400 mil euros. Devido à falta dos aparelhos, todos os doentes que tinham consultas marcadas ficaram sem exames.

Em ambos os casos, o alerta foi dado pelos funcionários que tinham acabado de entrar ao serviço. De acordo com a PSP, que está agora a investigar, os dois ataques terão sido cometidos entre a tarde de sexta-feira e a manhã desta segunda-feira – uma vez que as Unidades Técnicas de Endoscopia se encontram encerradas ao fim de semana.

Nos dois ataques não havia quaisquer sinais de arrombamento, o que deixa no ar a hipótese de que quem cometeu os furtos conhecia bem os espaços ou tinha mesmo acesso aos locais. Agora, as autoridades vão recorrer às imagens de videovigilância dos dois hospitais.

No Porto, a polícia da esquadra de Aldoar foi chamada pouco depois das 09h00. No total foram furtados artigos médicos avaliados em 200 mil euros.

Já no hospital do Barreiro foram roubados treze equipamentos de endoscopia do mesmo valor. Os doentes que esta segunda-feira tinham ali consultas marcadas em diferentes especialidades foram apanhados de surpresa – e viram os seus exames adiados. O alerta foi dado às 08h00, quando os funcionários deram pela falta dos equipamentos nos gabinetes. A administração do hospital foi avisada e a PSP do Barreiro foi ao local.

O hospital do Barreiro confirmou a ocorrência, adiantando que está "a tentar encontrar uma solução que permita retomar a atividade da unidade até ao final desta semana". Já o hospital CUF não quis comentar o roubo.
assalto hospital CUF Porto hospital do Barreiro PSP Unidades Técnicas de Endoscopia crime
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)