Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Roubou jipe de 100 mil euros

O golpe foi estudado ao pormenor. Um homem de 22 anos, já com pena de prisão cumprida por roubos e furtos, posicionou-se, na quarta-feira à tarde, junto ao concessionário da Mercedes da Portela de Carnaxide, Oeiras. Esperou que um jipe, avaliado em 100 mil euros, fosse deixado na via pública, com as chaves na ignição, e roubou-o. A viatura viria a ser encontrada horas depois em Alfragide, Amadora. Seria para traficar ou usar em assaltos.
11 de Novembro de 2006 às 00:00
O autor do crime é um velho conhecido da PSP de Oeiras. Em 2002, então com 18 anos, liderou um gang de assaltantes responsável por inúmeros assaltos à mão armada a lojas de desporto de todo o País.
Saído da cadeia há pouco tempo, o indivíduo deslocou-se, pelas 16h30 de quarta-feira, à C. Santos, concessionário da Mercedes da Portela de Carnaxide. Naquele momento, funcionários da empresa carregavam um camião com jipes, modelo ML 320. Cada viatura deste tipo, está estimada em 100 mil euros. Um dos veículos foi deixado na estrada com o motor a trabalhar. Foi este o momento aproveitado pelo assaltante, que se introduziu no jipe, e arrancou.
A gerência da empresa de imediato se queixou à PSP. Cerca de uma hora depois, uma brigada da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) de Oeiras detectou o jipe a circular, perto do bairro social da Portela de Carnaxide.
Já com um suspeito identificado, os agentes da EIC deslocaram-se ao bairro, e prenderam o autor do furto, ainda com as chaves do jipe. As indicações dadas pelo suspeito, permitiram à PSP recuperar o ML 320, estacionado junto ao IKEA de Alfragide. “Suspeita-se que o indivíduo quisesse sair do País com o jipe, ou então usá-lo em assaltos a carrinhas de valores”, disse ao CM fonte policial.
Entretanto, os dois lituanos e a ucraniana detidos pela Polícia Judiciária de Coimbra, por furto e viciação de veículos, foram anteontem presentes a Tribunal, ficando todos com apresentações semanais à autoridade.
Ver comentários