Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Rui Rio dá casa nova a vinte

O olfacto é o primeiro sentido a ser desperto na chegada à ilha do bairro do Mesquita, em Francos, no Porto, devido ao cheiro nauseabundo das fossas a céu aberto. Uma visita à casa das oito famílias que ali vivem exibe o resto: uma pobreza extrema. Alertado durante uma acção de campanha para o problema, Rui Rio quis que o primeiro acto do seu terceiro mandato fosse a demolição do local.
29 de Outubro de 2009 às 00:30
O autarca disse que este foi o pior local que visitou na cidade
O autarca disse que este foi o pior local que visitou na cidade FOTO: Estela Silva/Lusa

Vinte pessoas vão agora ser realojadas até ao fim da semana, em vários bairros sociais e até ao fim de Novembro, o autarca espera que a ilha já não exista.

Ratos, lixo espalhado, paredes com dificuldade de equilíbrio: tudo isto se pode encontrar no "pior sítio " que Rio visitou na cidade. Maria Natália Santos, de 66 anos, paga 112 euros de renda, para nem sequer tem casa de banho. "Estou aqui que é uma vergonha. Não posso fazer melhor com o que tenho. Mas ainda bem que me estão a ajudar", disse a moradora, embevecida com Rui Rio.

Rendidas às novas casas, que o edil trazia para oferecer, as oito famílias acolheram Rio com carinho, ao contrário do que acontece em outros bairros sociais.

No caso de Cidália Santos, com 46 anos, que vive com o marido e o filho, e um orçamento global de 508 euros, 175 são para pagar a renda de uma casa sem o mínimo de condições. Na exaltação da voz, sente-se uma mulher que não cala a revolta. "Pagamos este dinheiro e o senhorio não faz nada. Nem estou na sala com medo que a parede caía", afirmou.

No fim da curta visita ao conjunto de casas, Rio ressalvou a preocupação do seu mandato em resolver estes problemas de insalubridade extrema. Assim cheguem ao seu conhecimento. "Já foi feita uma inspecção e não tem condições sanitárias mínimas nem tem obra possível para pôr isto direito", sintetizou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)