Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Sacam fortunas com juros ilegais

Intitulavam-se promotores bancários e prometiam juros de 10% por mês. Empresários, sobretudo do calçado, foram principais vítimas de esquema.
24 de Maio de 2014 às 06:00
Inquérito titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal
Inquérito titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal FOTO: Pedro Catarino

Prometiam juros com taxas elevadas, de 10% por mês, em aplicações financeiras de retorno garantido. Só havia duas exigências: o valor a depositar tinha de ser elevado e apenas entregue em numerário. Com este esquema, os três homens detidos anteontem pela PJ de Braga, em Felgueiras, Lousada e Mafra, receberam centenas de milhares de euros de vários empresários, sobretudo do ramo do calçado, e detentores de fortunas no Norte e Centro do País. Mas a Judiciária acredita que há mais vítimas, que ainda não contactaram as autoridades.

O esquema ilegal funcionava em casa dos arguidos - um deles ex-bancário - que, aos olhos dos investidores, seriam credíveis, já que se intitulavam promotores bancários.

A investigação apurou que o dinheiro foi desviado para a compra de bens de luxo ou depositado em nome dos arguidos em contas offshore. Foram apreendidos um Porsche Cayenne, um Audi A7, um BMW X5 e um Mercedes. Joias avaliadas em milhares de euros foram apanhadas em casa do mentor do esquema em Lousada. Inicialmente, os investidores receberam os valores prometidos. Mas, recentemente, alguns deixaram de auferir os juros e desconfiaram.

Grande parte deles já não conseguiu reaver os milhares de euros entregues. Além do mentor, dois colaboradores foram detidos na investigação do inquérito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Os três arguidos, entre 32 e 40 anos, foram ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre. Ao fecho da edição, não eram conhecidas as medidas aplicadas.

taxas juros fortunas banco Felgueiras
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)