Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

SACOS DE AREIA PROTEGEM CASAS EM PRAIA DE ÓBIDOS

Um conjunto de seis vivendas construídas na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, a poucos metros do mar, vão ser protegidas com 4500 sacos de areia para reduzir o perigo de serem arrastadas pelo mar.
25 de Julho de 2002 às 21:27
A situação é preocupante para a segurança das habitações, construídas há mais de 20 anos, e os moradores estão preocupados com a sucessiva aproximação do mar devido ao avanço da "aberta"; a ligação da Lagoa de Óbidos ao Atlântico.

A agitação marítima durante o Inverno deverá intensificar a erosão, originando problemas graves, prevê um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que defende uma nova dragagem na lagoa com repulsão das areias para a margem Sul.

Também os moradores exigem a adopção de medidas urgentes, considerando que a formação de uma muralha de sacos com areia é uma medida extemporânea e que não resolve o problema.

As últimas intervenções demonstraram que a política "dos sacos de areia" apenas adia o recuo da linha de água durante alguns meses. Em 1998 foram colocados 3000 sacos na margem Sul da lagoa, em 2000 criou-se uma barreira com 2500 e em 2001 foram depositados 2100 sacos. Este ano serão 4500 sacos.

Para os moradores, estão em causa as vivendas, mas também a própria praia do Bom Sucesso, que tinha um areal extenso e tem vindo a desaparecer nos últimos anos.

Os residentes consideram que deve adoptar-se uma solução semelhante à aplicada na outra margem da lagoa (do lado das Caldas da Rainha), onde foi construído um muro subaquático, que permitiu defender a praia da Foz do Arelho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)