Saiba quais são os maiores crimes por cada distrito
Lisboa continua a ser o distrito com mais crimes registados, enquanto Bragança substituiu Portalegre como local mais seguro.
João Carlos Rodrigues30 de Março de 2023 às 01:30
Vítima foi agredida e violada. Atacante estava em condicional
FOTO: Getty Images/iStockphoto
Um estrangeiro que chegue a Portugal e faça um perfil da população residente com base no Relatório Anual de Segurança Interna de 2022 (RASI2022) poderá concluir que os portugueses são, em termos criminais, bêbedos ao volante e com propensão para a violência física, seja em casa ou na rua.
Uma leitura dos dados por distrito do documento que analisa a criminalidade no País revela que a violência doméstica está entre os três crimes mais vezes registados em todos os distritos e regiões autónomas, com exceção de Bragança e de Faro. Na mesma linha, a condução com uma taxa de álcool superior a 1,2 g/l está no top 3 dos crimes mais registados em 14 distritos.
Na mesma linha, os crimes de ofensas à integridade física estão no topo da lista em 12 dos distritos ou regiões autónomas. Portalegre, devido a um aumento de 29,6% no número de crimes, deixou de ser o distrito mais ‘pacífico’. Esse ‘título’ vai agora para Bragança, onde se registaram 3351 crimes. Neste distrito transmontano, o maior flagelo é o crime de dano, com 308 ocorrências.
Em comparação, Lisboa, o distrito com mais trabalho para as polícias, teve 24 vezes mais crimes (82 868 no total). Penedono (Viseu) é agora o concelho com menos crime em Portugal continental (49 registos), apenas suplantado pelo Corvo (Açores), onde se registaram 11 delitos num ano inteiro.