Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Saldos nos anjinhos da Semana Santa

A comissão organizadora das Solenidades da Semana Santa de Braga quer travar a quebra de figurantes que se tem verificado nas procissões, promovendo uma significativa diminuição nos preços do aluguer de roupas para os anjinhos.

2 de Abril de 2012 às 01:00
Aluguer de roupas para os anjinhos que desfilam nas procissões está mais barato
Aluguer de roupas para os anjinhos que desfilam nas procissões está mais barato FOTO: Secundino Cunha

Nesse sentido, acordou com duas armadoras, uma de Braga e outra de Vila Verde, o preço máximo de dez euros por cada figurante, sendo que, para a procissão de Quinta-feira Santa, a do Senhor ‘Ecce Homo’, a Irmandade da Misericórdia comparticipa com metade do valor.

"Nos últimos 20 anos, o número de pessoas interessadas em participar nas procissões caiu para metade, pelo que a organização entendeu dar uma ajuda", disse ao Correio da Manhã Armanda Gonçalves, da Felicidade Noivas, de Vila Verde, responsável pelas roupas dos cerca de 250 anjinhos da procissão de quinta-feira.

Para esta armadora, a juntar à crise financeira que o País atravessa, estão, como razões para esta menor participação, "a diminuição da fé e também o cada vez menor número de crianças".

"Antigamente, além dos farricocos e dos homens dos andores e dos estandartes, havia uns 450 anjinhos, e muita gente não conseguia lugar. Agora, vão 250 graças à ajuda que a Irmandade da Misericórdia dá e que faz com que cada figurante custe às famílias apenas cinco euros", explicou ao CM Armanda Gonçalves.

A procissão do Senhor ‘Ecce Homo’, na quinta à noite, é a que teatraliza a apresentação, por Pilatos, de Cristo flagelado à multidão, e em que os farricocos agitam as matracas e levam os fogaréus acesos.

Já a de sexta-feira, a do Enterro do Senhor, em que os farricocos levam os fogaréus apagados e as matracas caladas, por ser véspera de fim-de-semana é mais concorrida para figurantes por parte das famílias.

PROCISSÃO RELIGIÃO SALDOS FIGURINOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)