Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Salva desportista em risco no mar

Daniel Vieira enfrentou ondas de três metros durante 45 minutos.
Patrícia Lima Leitão 11 de Julho de 2016 às 08:25
Daniel Vieira lutou durante 45 minutos contra a fúria das ondas, mas conseguiu resgatar o praticante de caiaque
Daniel Vieira lutou durante 45 minutos contra a fúria das ondas, mas conseguiu resgatar o praticante de caiaque FOTO: Pedro Ferreira
Depois de enfrentar ondas de três metros durante 45 minutos, cheguei a duvidar se ia conseguir resgatá-lo do mar." As palavras são de Daniel Vieira, nadador-salvador, que resgatou ontem um praticante de caiaque do mar, na praia da Azurara, em Vila do Conde.

Daniel Vieira foi alertado pelo proprietário de um bar de praia, pelas 09h00, para um homem que estava no mar a pedir socorro. O nadador, de 21 anos, acionou de imediato todos os meios de salvamento.

Depois, lançou-se ao mar e nadou cerca de cinco minutos até conseguir alcançar o desportista. "Falei com ele e tentei acalmá-lo. Mas o mar estava tão violento que demorei 45 minutos a trazê-lo para terra", conta o nadador-salvador em declarações ao Correio da Manhã.

Este é o quarto salvamento que Daniel Vieira faz em dois anos de profissão. Para o nadador, "não é o número de salvamentos que conta, mas sim a prevenção para que estas situações de perigo não aconteçam novamente".

"Para mim, este homem é um herói. Lançou-se ao mar e não é qualquer nadador-salvador que o faz desta forma, sem pensar duas vezes", afirma Joaquim Lopes, o homem que alertou o nadador – ainda antes deste entrar ao serviço – e os bombeiros voluntários.

Depois da operação de resgate, o desportista e o nadador-salvador apresentavam sinais de hipotermia devido ao tempo que estiveram na água. Foram assistidos ainda na praia pelos bombeiros e transportados para o hospital de Vila do Conde, por precaução.
Daniel Vieira Azurara Vila do Conde Joaquim Lopes hospital de Vila do Conde salvamento mar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)