Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

SANTA CASA LUTA POR FUTEBOL

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai lançar por ocasião do Euro’2004 um novo jogo social sobre futebol, avançou ontem ao CM, o director de jogos da Santa Casa, Paes Afonso. Na corrida pelo ‘Football Gambling’ está também uma empresa inglesa, que promete abrir até o próximo mês de Junho vários postos de venda por todo o País.
18 de Novembro de 2003 às 00:00
O jogo que promete vir a cativar muitos adeptos de futebol visa adoptar um leque de apostas que poderão ir desde quem será a selecção vencedora do campeonato até ao jogador que irá marcar o primeiro golo em determinado jogo, como adivinhar ainda a selecção vencedora por jogo.
A Santa Casa defende que tem o exclusivo sobre este jogo, porque este é um jogo de prognóstico. Paes Afonso adiantou que a Santa Casa “realizou um acordo com a UEFA, há quinze dias, no sentido de poder utilizar o tema do Euro 2004 nas Lotarias instantânea e popular bem como em emissões especiais”. Este responsável adiantou ainda que o jogo da Santa Casa poderá ser comprado através de Internet, telemóvel ou multibanco.
Indiferentes ao exclusivo da Santa Casa sobre este tipo de jogos em Portugal estão os ingleses da empresa Stanley Leisure. Adrian Morris porta-voz da empresa disse ao CM, que irão criar “jogos de futebol em Portugal aquando do Euro’2004, numa aposta para o futuro”. “O nosso interesse por Portugal surgiu perante a possibilidade do jogo vir a ser liberalizado e ao mesmo tempo porque os portugueses contam com pouca variedade de jogos”, acrescentou Adrian Morris.
Recorde-se, que em Portugal, o Governo nomeou por despacho um grupo de trabalho com o objectivo de vir a reformar o jogos sociais de prognóstico em Portugal.
“Pretendemos dentro de algumas semanas estabelecer um quadro de negociações com o Governo português”, precisou o porta-voz da Stanley Leisure. Adrian Morris acrescentou que caso as negociações não tenham sucesso irão adoptar a táctica seguida em Itália, onde uma recente decisão do “Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias permitiu à empresa manter jogos em Itália ao contrário da decisão inicial do governo”.
MAIORES FACILIDADES
NOVA TECNOLOGIA
A Santa Casa viu recentemente o Governo aprovar o decreto-lei que permite à instituição alargar as ofertas de jogos a outros canais como a Internet, multibanco, telefones móveis e televisão interactiva.
MAIORRES DE 18
O recurso aos novos canais de acesso aos jogos estarão disponíveis até final deste ano. A instalação dos programas informáticos criaram mecanismos que garantem total segurança e vedam o acesso a menores.
RASPADINHA 'MILIONÁRIO' CHEGA À TV
‘Milionário’ é o mais recente jogo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e até final deste mês terá um programa na RTP 1 com o mesmo nome. Segundo explicou o director do departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a compra da lotaria instantânea ‘Raspadinha’, que custa dois euros, dá direito a participar no concurso da televisão ‘Milionário’. “Se raspar e encontrar o símbolo de uma televisão tem acesso garantido ao concurso onde ganhará sempre pelo menos cinco mil euros e pode atingir o prémio de 100 mil euros”. disse Paes Afonso. “Caso o concorrente não consiga ganhar, este prémio será então acumulado para um prémio máximo de três milhões de euros”, acrescentou o mesmo responsável, recordando que estas raspadinhas já estão à venda.
CAUTELAS DE NATAL DESCONHECEM CRISE
A crise parece não atingir a venda da Lotaria de Natal, jogo social da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que hoje celebra 220 anos. “Nos dez primeiros meses deste ano as vendas de jogos tiveram um crescimento médio na ordem dos 10,7 por cento. E neste momento nada nos leva a não acreditar que a Lotaria de Natal não tenha um crescimento semelhante face ao ano anterior”, disse ao CM, o director de Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia, Paes Afonso.
O responsável recordou que “as pessoas continuam a jogar naquele que é o jogo emblemático da Santa Casa porque sabem que estão a contribuir para uma boa causa pois as receitas revertem a favor de diversas instituições de apoio social”.
A mais antiga lotaria em exploração contínua do mundo, tem o seu ponto alto com a extracção de Natal. Este ano, o prémio das duas séries em conjunto será de dez milhões de euros e anda à roda a 22 de Dezembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)