Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

SANTA MARIA ENTRE OS PIORES HOSPITAIS DO PAÍS

Um estudo sobre a eficiência dos 50 hospitais públicos nacionais, realizado nos primeiros seis meses de 2004, revela uma lista das dez piores unidades, entre as quais está o Hospital de Santa Maria.
11 de Novembro de 2004 às 12:33
Segundo o relatório avançado pelo Ministério da Saúde, na elaboração deste ranking foram analisadas informações sobre cirurgias, consultas, horas extras, gastos com medicamentos, entre outros factores, que permitiram avaliar a qualidade do serviço hospitalar.
Assim, a encabeçar a lista está o Hospital de Ovar, seguido pelo Centro Hospitalar de Coimbra e o Hospital do Litoral Alentejano. Na quarta posição ficou o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a maior unidade hospitalar do País.
Na lista dos 10 piores encontram-se ainda o Hospital de Dona Estefânia, a Maternidade Alfredo da Costa.
Outras unidades hospitalares como o São José (Lisboa) e São João (Porto) integram também esta lista.
Com resultados positivos, encontramos entre os 10 melhores o Hospital dos Capuchos e Desterro e o Hospital Curry Cabral, sendo que o primeiro lugar é ocupado pelo Hospital de Oliveira de Azeméis.
'ESTUDO DESCREDIBILIZA PROFISSIONAIS'
Em reacção ao estudo divulgado hoje, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e o Sindicato Independente dos Médicos considera que o ranking do Ministério da Saúde sobre os hospitais portugueses só serve para descredibilizar os profissionais de saúde e aumentar a falta de confiança dos utentes.
Em declarações à rádio TSF, a APAH disse que a lista apresentada é um erro e que estão a comparar realidades diferentes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)