Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Sargento ignora Baltazar

A pequena Esmeralda esteve ontem em Coimbra na última consulta de pedopsiquiatria antes de sábado, dia estabelecido para que seja entregue ao pai biológico. Até lá, o Tribunal de Torres Novas deverá pronunciar-se, podendo confirmar ou alterar a data de transição da menor. "A visita correu bem e, dentro dos possíveis, a menina também está bem", disse ao CM o sargento-ajudante Luís Gomes.
16 de Abril de 2008 às 00:30
Os pais afectivos estiveram ontem em Coimbra com a criança
Os pais afectivos estiveram ontem em Coimbra com a criança FOTO: Carlos Barroso

Não escondendo que, à medida que os dias passam – e que se aproxima a data de entrega da menina a Baltazar Nunes –, a ansiedade vai aumentando, Luís Gomes garantiu que mantém a 'esperança'. 'Aguardamos serenamente a decisão do tribunal e temos fé de que a juíza irá, acima de tudo, pensar no interesse da criança', diz.

O militar escusou-se a comentar as críticas feitas por Baltazar Nunes ao recente relatório do Departamento de Pedopsiquiatria de Coimbra, lembrando de que 'há um pacto de silêncio acordado entre as partes'.

O documento – onde os médicos consideram que a entrega é factor causal de patologia para a menor – é um dos elementos que a juíza do processo terá em conta no despacho que deverá ser divulgado hoje ou amanhã.

A juíza pode ordenar a entrega da menina, fazendo cumprir a sentença do Tribunal da Relação de Coimbra, ou prolongar esse prazo.

POLÉMICA

CRÍTICAS

Num artigo de opinião, publicado na ‘Comarca da Sertã’, Cidália Faustino, deputada do PS, critica os comportamentos de Baltazar Nunes ao longo do processo.

APELO

A deputada apela ao pai biológico, ao Ministério Público e aos magistrados que 'deixem o processo de adopção seguir o seu curso normal'.

PROCESSO-CRIME

Os advogados de Baltazar Nunes 'ponderam instalar um processo-crime' à deputada por afirmações 'caluniosas'.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)