Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Sátira religiosa choca comunidade católica

A comunidade católica de Santa Maria da Feira está indignada com o espectáculo ‘Market Platz’ apresentado pela companhia francesa ‘Cacahuète’, durante o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorreu na cidade até ao passado sábado. O padre Missionário Passionista, João Bezerra, vai promover um abaixo-assinado para entregar na embaixada francesa mostrando o repúdio por este espectáculo, que de resto é apoiado pelo Ministério da Cultura de França.
23 de Maio de 2007 às 00:00
Espectáculo ‘Market Platz’ da companhia francesa ’Cacahuète’ apresentado no Imaginarius
Espectáculo ‘Market Platz’ da companhia francesa ’Cacahuète’ apresentado no Imaginarius FOTO: d.r.
O catálogo de apresentação do Imaginarius já avisava que se tratava de um “espectáculo obsceno, nojento, mórbido, alegre, cínico, lascivo e provocador, que combina imagens mitológicas e religiosas com alegorias decapantes, reivindicando um certo mau gosto”. E avisava: “Certas imagens deste espectáculo são fortemente desaconselhadas às crianças e a pessoas com fortes sensibilidades religiosas.”
“Pensam que somos tão ignorantes que não vemos a intencionalidade maléfica e satânica de se apresentar um porco numa cruz”, questiona o padre João Bezerra, afirmando que “nenhum católico pode ficar indiferente” quando depois de o animal ser esquartejado a sua carne foi atirada e distribuída pelo público acompanhada de expressões como “tomai e comei, o corpo do porco”.
O ‘Market Platz’ chocou muitos dos espectadores, que em grande número abandonaram o recinto. O padre João Bezerra, que não assistiu à encenação, diz que foi um espectáculo de “mediocridade baixa”, considerando “uma ofensa grave ao catolicismo, de baixíssimo nível” e que “só veio prejudicar a imagem do Imaginarius”.
Opinião contrária tem o organizador Renzo Barsotti, do ‘Festival Sete Sois, Sete Luas’, que admite “alguma provocação”, mas afirma que se trata “de uma crítica ao consumo, que substituiu todos os outros valores da sociedade”. “É melhor as pessoas serem menos hipócritas”, refere, uma vez que “na televisão, todos os dias, há imagens mais violentas”.
O CM tentou ouvir Amadeu Albergaria, vereador da cultura da autarquia, mas tal não foi possível.
ESPECTÁCULO
FRANÇA
O ‘Market Platz 2’, encenado pela companhia ‘Cacahuète’, foi apresentado em França, de onde é originária a companhia, não se registando qualquer contestação.
CHOCADOS
Para além da cena da crucificação do porco, central no enredo, o espectáculo tem ainda outra imagem forte. Muitos ficaram chocados ao ver que a Virgem Maria, em vez de dar à luz um menino, tirava prendas de entre as pernas.
OBSCENO
Entre as cenas referenciadas como obscenas inclui-se freiras parcialmente nuas e um homem distribuia água, através de um objecto fálico, anunciando “tomai e bebei”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)