Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

SAÚDE CONTROLA VACAS LOUCAS

O programa de vigilância da versão humana da “doença das vacas loucas” passou para as mãos da Direcção-Geral de Saúde (DGS), segundo confirmou ontem ao CM, o seu director.
25 de Maio de 2003 às 00:00
Pereira Miguel revelou que “serão criadas as condições para que os hospitais possam ter capacidade para a realização de autópsias de casos suspeitos desta doença transmitida por priões”, única maneira de fazer o diagnóstico definitivo da mesma.
Recorde-se que a impossibilidade de efectuar autópsias capazes de detectar a variante humana da BSE foi uma das causas que levou Cortez Pimentel a pedir a demissão, há oito meses, de coordenador do Programa de Vigilância das Doenças Humanas por Priões.
Pereira Miguel precisou que “este programa foi integrado no esquema de vigilância epidemiológica de doenças de notificação obrigatória, nomeadamente a tuberculose”. O director-geral esclareceu ainda que o novo programa está já em prática na DGS, sendo o seu responsável o professor Paulo Ferrinho, da Direcção de Serviço de Informação e Análise.
Numa articulação com os Centros Regionais de Saúde Pública, serão instalados mecanismos de alerta e resposta, pelo que um paciente alvo da suspeita de ser vítima da versão humana da doença das vacas loucas será encaminhado para serviços na área das doenças infecto-contagiosas e neurológicas. Posteriormente, é submetido a um diagnóstico mais preciso com o objectivo de serem activados os mecanismos de vigilância, explicou o director-geral de Saúde.
Pereira Miguel afirmou que “estão criadas as condições para poder ser diagnosticada, em Portugal, a versão humana da doença”. Uma afirmação, contudo desvalorizada pelo eurodeputado António Campos, responsável pela denúncia dos primeiros casos de BSE em Portugal.
“Se uma comissão especializada não foi capaz de criar as condições para a detecção da doença, como é que isso será agora possível através da DGS? O que vai acontecer é que o problema se vai dissolver nessa grande instituição que é a DGS”, diz o eurodeputado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)