Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

SAÚDE RECOMENDA VACINA DA GRIPE

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) vai seguir as recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde - ontem divulgadas para aconselhar os grupos de risco a vacinarem-se contra a gripe para evitar casos de pneumonia atípica.
3 de Setembro de 2003 às 00:59
Ao que o CM apurou, os responsáveis pela DGS estiveram ontem reunidos para estudar a situação e, em breve, irão emitir “uma circular informativa” na qual se irá recomendar aos grupos de risco a toma da vacina da gripe, segundo fonte da DGS.
É, por isso, recomendada a vacina aos idosos, a pessoas com doenças crónicas e que tenham o sistema imunitário debilitado.
Estas recomendações da OMS pretendem que venha a ser reduzido o número de casos nestes grupos de alto risco, que podem sofrer de pneumonia severa e outras afecções graves devido às doenças crónicas pré--existentes.
Segundo a OMS esta actuação preventiva pode ajudar na altura do diagnóstico da Síndroma Respiratória Aguda (SRA).
Recorde-se que Portugal não registou qualquer caso diagnosticado da doença, apesar de terem surgido alguns casos suspeitos que atingiram países asiáticos e europeus.
A vacina da gripe não previne outras doenças respiratórias nem o contágio da SRA, mas pode reduzir o número de casos de pneumonia que podem transformar-se na SRA.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)