Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

“Se se mexem morrem”

"Se se mexem, mato-vos aos três". Foi com estas palavras que dois assaltantes encapuzados – um de caçadeira de canos serrados em punho, o outro com uma pistola – invadiram ontem à tarde a ourivesaria Cruz, em Queluz. Os proprietários, um casal e o filho, foram ameaçados de morte e sequestrados dentro do estabelecimento pelos ladrões, que os fecharam na casa de banho.
7 de Outubro de 2011 às 01:00
Assalto à ourivesaria Cruz, em Queluz, ficou registado pela videovigilância
Assalto à ourivesaria Cruz, em Queluz, ficou registado pela videovigilância FOTO: Imagens SIC

Partiram vitrinas e montras do interior da loja e acabaram por levar uma grande quantidade de peças de ouro e prata e ainda o dinheiro da caixa-registadora. Antes de entrarem no Opel Astra onde o terceiro elemento do gang os aguardava, dispararam um tiro de aviso para os vários populares que se reuniam à porta. A bala terá ficado alojada no prédio da ourivesaria.

Tudo aconteceu pelas 15h50. O ourives Manuel Cruz, de 56 anos, estava com a mulher e o filho na parte traseira da ourivesaria Cruz, na avenida Miguel Bombarda, em Queluz, pouco depois da reabertura a seguir ao almoço, quando os dois armados, de meias na cabeça e luvas, entraram de rompante.

"Ouvimos uma voz arrogante a gritar para não nos mexermos. Ficámos aterrorizados", disse ao CM a mulher do ourives, Maria de Fátima, visivelmente aterrorizada com a situação.

"Obrigaram-nos a ir para a casa de banho e fecharam-nos. Depois ouvimo-los a partir tudo", acrescentou o ourives Manuel. De acordo com as vítimas, o assalto não terá demorado mais de oito minutos, nos quais os assaltantes, que não agrediram a família, conseguiram reunir um elevado número de peças de ouro e prata – montante ainda por determinar – e ainda retirar todo o recheio da caixa.

"Quando ouvimos o tiro e depois o carro a arrancar, saímos da casa de banho", diz ao CM David, o filho do casal. A PSP acorreu depois à ourivesaria e a Polícia Judiciária esteve no local a investigar.

assalto ourivesaria queluz tiro populares
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)