Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

SEF: Sindicato alerta para falta de 128 inspectores

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF) alertou esta quarta-feira para a "grave situação do quadro de pessoal" deste serviço de segurança, avançando que faltam, pelo menos, 128 inspectores.
7 de Março de 2012 às 17:59
Sindicato alerta para a falta de elementos no quadro de pessoal
Sindicato alerta para a falta de elementos no quadro de pessoal FOTO: Carlos Barroso

O presidente do sindicato, Acácio Pereira, disse à agência Lusa que o mapa de pessoal assinado em Setembro do ano passado pelo secretário de Estado da Administração Interna refere que o SEF é composto por 932 inspectores.

O sindicalista adianta que tal quadro já está "desactualizado e descontextualizado para as missões e atribuições que caem no âmbito de actuação do SEF". Porém e tendo por base o actual mapa de pessoal, "faltam 128 elementos no quadro de inspectores do SEF", uma vez que actualmente estão em funções 795, sustentou.

Acácio Pereira sublinhou que estão ainda previstos sair para aposentação cerca de sete por cento dos inspectores até 2014, relembrando que se encontra suspenso o concurso para admissão de novos elementos, aberto em 2008.

Nesse sentido, o sindicato contesta as declarações, feitas na terça-feira, pelo director do SEF, Manuel Jarmela Palos, que afirmou que este serviço de segurança tem menos 40 inspectores do que o quadro previsto e que está a decorrer um concurso para 32 vagas.

"Dizer que no quadro de inspectores do SEF faltam 40 elementos, quando não se verifica entrada de pessoal nesta carreira desde 2004, é no mínimo não atender ao esforço que estes elementos policiais têm abnegadamente desenvolvido em prol da segurança nacional e da boa regulação da imigração em Portugal e na União Europeia. A verdade inquestionável é que faltam 128 elementos no quadro de Inspectores do SEF", refere o sindicato, numa nota enviada à Lusa.

O sindicato apela ainda ao Governo para que adapte ao SEF a mesma regra aplicada às outras forças de segurança, para a entrada de novos elementos para o quadro.

sef sindicato inspectores quadro mapa governo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)