Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Seis detidos com 34.500 maços de tabaco

Seis pessoas foram detidas e 34.500 maços de cigarros foram apreendidos pela Unidade de Acção Fiscal numa operação para desmantelar uma organização de contrabando de tabaco, anunciou este sábado a GNR.
19 de Março de 2011 às 11:32
tabaco, cigarros, gnr, apreensão, viana do castelo, castelo banco, évora, guarda, braga, lisboa
tabaco, cigarros, gnr, apreensão, viana do castelo, castelo banco, évora, guarda, braga, lisboa FOTO: d.r.

Foram realizadas 48 buscas domiciliárias, em residências dos principais suspeitos e nos locais para armazenamento de tabaco, nos distritos do Porto,  Braga, Guarda, Castelo Branco, Lisboa e Évora.  

Os 34 500 maços apreendidos não tinham estampilha fiscal e eram destinados a colocar no mercado português com estampilha falsificada "para melhor simulação  da sua comercialização".  

Segundo o comunicado da GNR, foram ainda apreendidas oito armas, quatro viaturas e 12 460 euros.  

Esta investigação, iniciada há um ano e realizada no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) , já permitiu apreenderem várias operações 60 870 maços de tabaco contrafeito, correspondentes a mais de 1,2 milhões de cigarros.  

A GNR estima que o valor da evasão fiscal da actividade desenvolvida por esta organização seja superior a um milhão de euros.  

As seis pessoas detidas esta semana já foram presentes ao Tribunal Central  de Investigação Criminal para primeiro interrogatório, tendo sido aplicadas como medidas de coação apresentações periódicas às autoridades, proibição de contacto entre suspeito e proibição de se ausentarem do país.

tabaco cigarros gnr apreensão viana do castelo castelo banco évora guarda braga lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)