Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Seladas 32 minas antigas

Foram concluídos os trabalhos de selagem em 32 áreas mineiras abandonadas, divulgou a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), responsável por esta acção.
27 de Outubro de 2009 às 00:30
Na mina de Maria Isabel/Costas do Marão, em Vila Real, foi vedada a entrada na galeria
Na mina de Maria Isabel/Costas do Marão, em Vila Real, foi vedada a entrada na galeria FOTO: direitos reservados

Entre as acções de maior relevo figuram as minas de Jales, Vila Pouca de Aguiar (ouro), Argozelo, Vimioso (estanho) e Urgeiriça, Nelas (urânio). "Além da selagem de antigos poços mineiros procedeu--se ao abatimento de antigas estruturas subterrâneas, vedação de galerias, implementação de drenagens superficiais dos solos e vedação de terrenos", divulgou a empresa concessionada pelo Estado.

Até 2013 serão gastos 118 milhões de euros em áreas mineiras cujos poços, escombros e galerias encerram riscos para o ambiente e surgem como um perigo para as populações locais. A acção da EDM nos próximos quatro anos visa a selagem de mais 59 unidades mineiras. Foram inventariadas desde 2001 175 áreas mineiras degradadas e abandonadas, muitas em resultado das empresas terem entrado em ruptura financeira. Destas, optou-se na primeira fase pela recuperação de 91, das quais 32 estão agora seladas. Das 175 minas inventariadas há 61 radioactivas, das quais 56 terão de ser intervencionadas por representarem perigo para as populações.

APONTAMENTOS

PLANO DE REABILITAÇÃO

Mais de 37 milhões de euros foram aplicados entre 2007 e este ano, segundo o Plano de Reabilitação da EDM.

GESTÃO DE PATRIMÓNIO

Detida pela EDM, a empresa EDMI está especialmente vocacionada para realizar a gestão dos patrimónios em Moncorvo, Castelo de Paiva, Urgeiriça e Aljustrel.

MENOS RADIAÇÕES

A reabilitação da Barragem da Urgeiriça reduziu as radiações de superfície de 15 mil para 300 choques por segundo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)