Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

SÉRVIOS ENTREGAM ARMAS A PORTUGUESES

As tropas portuguesas na Bósnia, o 1º Batalhão de Pára-quedistas, tiveram ‘honras’ de primeira página no jornal da SFOR - a força de paz para a zona -, na sequência de um conjunto de apreensões de armas, que foram conseguidas graças ao clima de confiança estabelecido com a população.
1 de Setembro de 2003 às 00:00
Se bem que não seja a primeira vez que as forças nacionais em serviço nos Balcãs são destacadas pelo órgão oficial da SFOR - ‘SFOR Informer’ -, desta vez, no entanto, a acção das tropas portuguesas tem uma implicação directa no processo de paz para a Bósnia.
Com efeito, se bem que os conflitos armados tenham parado desde que a NATO, em 1995 e 96 - incluindo Portugal -, começou a enviar unidades militares para a zona, “um dos maiores problemas continua a ser as armas que ainda estão nas mãos dos civis”, segundo adiantou fonte militar.
No entanto, os portugueses parece terem conseguido estabelecer um bom relacionamento com a população, não obstante se tratar de sérvios, um estrato populacional que ainda tem algumas reservas relativamente à forças ocidentais.
Com efeito, foram as próprias populações que têm vindo a referenciar aos militares portugueses onde estão ainda armas escondidas, o que permitiu uma fácil recolha do armamento ilegal, inclusive morteiros pesados de 120 mm - armas muito perigosas, quer pelo alcance quer pelo poder explosivo dos seus projécteis.
A operação de recolha de armas foi antecedida de uma acção de sensibilização junto da população, através de posteres e panfletos, mas também com contactos junto das autoridades municipais sérvias assim como em colaboração com a polícia local e a comunicação social sérvia.
Tal como adiantaram oficiais da força portuguesa ao ‘SFOR Informer’, parte dessa acção de sensibilização foi feita de forma directa, com as patrulhas a contactarem directamente as populações sérvias. Pouco depois começaram a chegar informações revelando os locais onde se encontravam as armas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)