Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Sexto multibanco roubado à bomba

O gang que anda a rebentar à bomba caixas multibanco (ATM) em todo o País voltou ontem a atacar. O assalto no Santander Totta do Campus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é o sexto das últimas duas semanas, e o segundo em apenas 48 horas, depois de na quinta-feira o grupo ter explodido um ATM instalado num café de Santa Cruz, Torres Vedras.

21 de Maio de 2011 às 00:30
Santander Totta foi destruído à bomba
Santander Totta foi destruído à bomba FOTO: Vítor Mota

O crime de ontem ocorreu pelas 03h30 e os assaltantes, ao que tudo indica três, voltaram a usar gás acetileno (substância gasosa usada na soldadura de metais), para explodir com a estrutura da caixa multibanco.

Conforme o CM constatou no local, o ATM alvo do ataque de ontem de madrugada está situado no exterior do balcão do Santander Totta. Esta dependência bancária, instalada à entrada do Campus do IPS, é usada preferencialmente por alunos, professores e funcionários das três escolas instaladas naquele local dos arredores de Setúbal.

Aparentemente sem testemunhas no local, os três assaltantes terão começado a injectar gás acetileno no ATM pelas 03h30. O procedimento foi rápido, tendo de imediato os ladrões procedido à colocação de fios eléctricos que depois ligaram a uma bateria de automóvel.

A explosão foi violenta, tendo destruído o ATM, os vidros e mobiliário da agência. Os ladrões ficaram com o caminho aberto para o cofre do multibanco, retirando, ao que o CM apurou, cerca de cinco mil euros.

Entretanto, pelas 07h30 de ontem, uma mulher que ia levantar dinheiro no ATM do Crédito Agrícola da Junta de Freguesia de Balazar, Póvoa de Varzim - a 390 quilómetros de Setúbal -, descobriu uma botija de gás, com dois fios eléctricos ligados a uma bateria, que pendiam do multibanco. A Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da PJ não descarta a hipótese de ter sido uma tentativa falhada do mesmo grupo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)