Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Sindicato dos Professores da Grande Lisboa condena agressão a professor de escola em Queluz

Funcionário foi agredido por um familiar de um aluno e precisou de receber tratamento hospitalar.
23 de Outubro de 2019 às 14:46
Pais protestaram à porta de escola em Queluz após agressão a professor
Pais protestaram à porta de escola em Queluz após agressão a professor FOTO: CMTV

O Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) condenou esta quarta-feira a agressão ao professor coordenador da Escola EB Galopim de Carvalho, em Queluz, que ocorreu na passada segunda-feira, dia 21 de outubro. O funcionário foi agredido por um familiar de um aluno e precisou de receber tratamento hospitalar, tendo sido saturado com seis pontos na cara.

Em comunicado oficial, o SPGL já fez saber que "condena veementemente esta agressão, estando solidário com o colega vítima de violência no exercício da sua profissão e exige às autoridades competentes o apuramento urgente de todas as responsabilidades".

Na sequência do incidente, esta terça-feira os encarregados de educação de vários alunos daquela escola fizeram uma concentração à porta da mesma. De acordo com um comunicado do SPGL, por causa disso não se realizaram as aulas ao 1º tempo do dia.  

O protesto continuou e esta quarta-feira os pais "promoveram um cordão humano em que participou toda a comunidade escolar, tendo sido encerrada a escola no período da manhã".

Para o SPGL "estas iniciativas pacíficas assumem-se como um apelo à não violência junto da comunidade escolar e como uma chamada de atenção às autoridades competentes".

"Da parte do ME [Ministério da Educação] assiste-se a um silêncio permanente, alimentando um sentimento de insegurança que começa a assumir proporções alarmantes junto comunidade escolar", avança o mesmo comunicado.

Tendo em conta toda a situação, o Sindicato exige ainda que o "ME adote de imediato medidas que garantam aos docentes um clima de segurança para o exercício da sua profissão, propiciando a criação de relações de respeito mútuo e de civilidade, essenciais na formação dos alunos".

Sindicato dos Professores da Grande Lisboa Queluz SPGL Escola EB Galopim de Carvalho educação escolas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)