Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Sino ilumina Baixa e atrai portuenses

Mal o sol se pôs, as luzes de Natal acenderam-se na Baixa do Porto. "O Natal tem de ter luzinhas nas ruas, pois claro". Um enorme sino, frente aos paços do concelho, foi a atracção dos portuenses e turistas que assistiram à abertura da iluminada época natalícia.
17 de Novembro de 2008 às 00:30
Um sino gigante iluminado na Avenida dos Aliados é a principal atracção das festas natalícias no centro da cidade do Porto
Um sino gigante iluminado na Avenida dos Aliados é a principal atracção das festas natalícias no centro da cidade do Porto FOTO: José Rebelo

De um segundo para o outro, a Avenida dos Aliados ficou cintilante. As luzes desenharam um sino gigante e os troncos das árvores envoltos em luzinhas adornaram o cenário que se reflecte no espelho de água no meio da avenida.

Alguns portuenses saíram para a rua da cidade para ver este momento, que registaram em fotografias tiradas pelo telemóvel. Os turistas também não perderam as imagens.

Este ano a iluminação natalícia é especialmente dedicada aos portuenses. Um milhão e 300 mil lâmpadas a simbolizar igual número de habitantes da cidade do Porto. A extensão total de fio luminoso é de 80 290 metros, o correspondente a quatro vezes o perímetro da VCI.

As luzes envolvem cerca de 50 locais: 142 árvores, 35 ruas, seis praças, quatro edifícios emblemáticos, entre os quais os mercados do Bolhão e do Bom Sucesso. Há ainda intervenções junto às três pontes com várias mensagens de Boas Festas.

O projecto suportado financeiramente por entidades privadas e pela empresa municipal Porto Lazer custa 500 mil euros, menos do que no ano passado que apostou na maior árvore de Natal da Europa. Embora menos arrojado, o brilho natalício agrada a todos e promete ser também um convite às compras de presentes no comércio tradicional da Baixa do Porto. As principais ruas comerciais da cidade foram alvo de uma iluminação mais atractiva e colorida.

De segunda a quinta-feira, as luzes brilham entre as 17h30 a 01h00. Sextas, fins-de-semana e feriados apagam-se às duas da manhã. O Porto de Luz iluminará as ruas da cidade até ao Dia de Reis, a 6 de Janeiro de 2009.

AS SAUDADES DA ÁRVORE DE 2007

"O sino é muito bonito mas a árvore do ano passado era mais", disse ao CM Maria Palmira Silva, de 65 anos, residente na freguesia do Bonfim. Ao lado, uma outra portuense remata a observação: "A árvore era mais bonita mas o sino deve ficar mais barato". Ambas ficaram a admirar a iluminação.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)